Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >CMR Aberje

CMR Aberje: novas monografias sobre Comunicação Organizacional

11/08/2010

O Centro de Memória e Referência da Aberje, além das publicações empresariais para diversos públicos enviadas periodicamente por organizações associadas, também arquiva digitalmente uma série de monografias e outros estudos acadêmicos. O acesso acontece através de um link do portal - http://www.aberje.com.br/acervo_cmr_monografias.asp .

Entre as últimas inclusões no acervo, está o estudo de Renan Caixeiro Almeida, intitulado “Twitter como Canal de Comunicação Externa das Empresas: Ação nas Redes Sociais”, trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção de grau de Bacharel em Comunicação Social na Faculdade Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. A orientação foi do professor-doutor Carlos Pernisa Júnior. Ele analisa como funcionam o ambiente e o usuário dentro do Twitter, conectando isso às possibilidades de interação entre empresas e consumidores/colaboradores. É destacado, também, como instituições trabalham com essa rede social e quais são os objetivos das mesmas ao adentrarem em tal universo. A monografia tem base em pesquisas acadêmicas relacionadas às redes sociais e ao Twitter, em entrevistas com profissionais da área e em análise do caso da AIESEC em Juiz de Fora, uma organização internacional de estudantes que optou por destacar esse site como um dos principais canais de comunicação externa. O estudo descreve como foram planejadas e executadas as ações dentro do Twitter.

Shirley Maria Cavalcante produziu e disponibilizou “Gestão Da Comunicação Organizacional: Conhecendo as ferramentas e suas aplicabilidades”, monografia apresentada à Universidade Potiguar como requisito parcial para a conclusão da Especialização em Gestão Empresarial e de Pessoas, sob orientação do professor-mestre José de Arimatéia Augusto de Lima. Este trabalho aborda a gestão da comunicação organizacional em três linhas: institucional, interna e mercadológica. As ideias aqui discutidas terão como objetivo apresentar as principais ferramentas utilizadas na gestão da comunicação organizacional e podem ser utilizados por todos a quem interesse desenvolver habilidades comunicacionais.

“Relações Públicas e a Perspectiva da Sustentabilidade Social” é  um trabalho apresentado como exigência para a obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social habilitado em Relações Públicas pela Escola Superior de Relações Públicas – Esurp. Foi orientado pela professora-mestre Esmeralda Roberta Arruda de Moura e produzido por Karla Guimarães. Este estudo busca analisar a função organizacional política das relações públicas e reunir dados que demonstrem como esta pode ser útil para o fomento da sustentabilidade social nas organizações. As abordagens foram realizadas com o propósito de identificar e apresentar dados do campo da função política das relações públicas que tratam de harmonizar conflitos e alcançar a cooperação ampla que legitimem a aplicabilidade da sustentabilidade social nas organizações. A redução e eliminação do risco de divergências e a manutenção de relações sustentáveis entre a organização e qualquer grupo de indivíduos com os quais ela se relacione ou venha a se relacionar, é tarefa do profissional de relações públicas. A pesquisa também abordará a promoção do capital social por meio da cooperação, formação de redes sociais, auto-regulação de conflitos e democracia numa perspectiva de produzir um bem comum.

Ali Celestino Martins Santos apresentou trabalho para a Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro-RJ) como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Marketing, sob orientação do professor Eduardo Antonio Fernandes de Araujo. O título é “Características do House Organ e a função na comunicação interna de três empresas líderes”. O objetivo é analisar, através de exemplos, a importância dos house organs para as empresas e identificar conceitos para a excelência dessas publicações. A partir de entrevistas com seus editores e análise das publicações, são comparados dados objetivos, conteúdo, forma e o modo como são feitos as publicações de três empresas líderes em comunicação interna: Transpetro, Unimed-Rio e Vale. Elas foram selecionadas entre empresas do Rio de Janeiro finalistas ou ganhadoras de prêmios da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, nas categorias de Comunicação Interna e/ou Jornais e Revistas Internas, e também estão elencadas entre as melhores para se trabalhar. Visamos conhecer o papel desta ferramenta no conjunto de recursos de comunicação de cada organização, seu impacto no clima organizacional como elemento de informação e motivação, e a transmissão de informações úteis ao desempenho das tarefas para os empregados. Concluímos que são várias as funções dos house organs na comunicação empresarial e devem ser vistos no conjunto da grande variedade de recursos de comunicação de possíveis para uma organização.

O Centro de Memória e Referência da Aberje - que tem patrocínio da Natura e da Odebrecht - funciona na Avenida Angélica, 1757 no 5º andar, nas segundas e quartas das 10h às 17h e nas sextas das 10h às 12h. Neste endereço, são recebidas publicações empresariais dos associados para arquivo e disponibilização de consulta. Visitas de associados ou pesquisadores podem ser realizadas mediante agendamento pelo fone 11-3668-6442, com Gisele Souza, ou pelo e-mail cmr@aberje.com.br .

 

2706

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090