Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >CMR Aberje

CMR Aberje: estudos sobre Comunicação Organizacional

09/07/2010

O Centro de Memória e Referência da Aberje, além das publicações empresariais para diversos públicos enviadas periodicamente por organizações associadas, também arquiva digitalmente uma série de monografias e outros estudos acadêmicos. O acesso acontece através de um link do portal - http://www.aberje.com.br/acervo_cmr_monografias.asp .

Entre as últimas inclusões no acervo, estão “A influência das redes sociais na comunicação organizacional”, de Laís Maciel Roberto, um Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Nove de Julho – UNINOVE como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. A orientação foi do professor Alexandre Barbosa. Esse trabalho consiste em estudar a influência das redes sociais na comunicação organizacional no contexto de gerenciamento de crise. A popularidade das redes sociais mudou o relacionamento entre empresas e seus públicos, por meio desses sites, consumidores e funcionários conseguem expor sua opinião positiva ou negativa sobre a organização sem ter que utilizar canais oficiais como o serviço de atendimento ao cliente (SAC). Algumas críticas que prejudicam a imagem da corporação podem ser repassadas em tempo recorde, tornando o gerenciamento de crise mais difícil de ser controlado. Serão tratadas concepções de comunicação organizacional e gerenciamento de crise, além de um estudo sobre o conceito de participação do usuário na internet. Foram analisados casos em que empresas entraram em crise por meio de opiniões negativas repassadas por meio das redes sociais e outras que mesmo nessa circunstância, conseguiram contornar a situação a seu favor.

“Desenvolvimento Sustentável X Performance Industrial: O Caso da "Wind Fence" na Vale” foi a contribuição enviada por Thiago Guimarães Albernaz Monção, monografia apresentada ao curso de Ciências Econômicas do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Econômicas, elaborada sob coorientação do professor Rogério Arthmar e orientação da professora Sônia Maria Dalcomuni. A sustentabilidade é um tema polêmico nas discussões das pautas entre o setor público e privado. Este trabalho tem por objetivo principal apresentar as novas diretrizes do desenvolvimento sustentável e a evolução das regulações ambientais que proporcionaram inovações e melhorias no desempenho industrial e nas políticas de proteção ambiental da Vale. A empresa entende que o crescimento nos investimentos ligados à gestão de impactos ambientais é um fator determinante para a busca do desenvolvimento sustentável e, para obter sucesso, é necessário à integração entre as comunidades envolvidas, o governo e a Vale.

Naissa Tristão Viana da Costa enviou “Os Eventos como estratégia de comunicação e de marketing: dando asas para a experimentação e consolidação da marca”, trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção de  grau de Bacharel em Comunicação Social na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, orientado pelo professor Márcio de Oliveira Guerra. Este trabalho mostra que o mercado já está mudando sua maneira de enxergar a comunicação e o marketing, passando a trabalhar com eles de forma integrada, objetivando não só aumentar suas vendas, mas, principalmente, cuidar de seu maior patrimônio, que é a sua imagem. Para isso, as empresas estão mudando o foco de suas ações dos produtos para os clientes, trabalhando cada vez mais com as emoções dos consumidores, diferenciando seus produtos e serviços através de atributos intangíveis da marca e também de experiências que eles podem lhes proporcionar. Através de pesquisa bibliográfica, entrevistas com executivos da área e do estudo de caso da Red Bull, foi possível comprovar que os eventos são ferramentas extremamente eficazes para que uma empresa consolide sua marca no mercado e a mantenha sempre em destaque na mente do consumidor. Pesquisas respaldam essa conclusão, mostrando que os eventos geram um ROI (Retorno Sobre Investimento) maior que qualquer outra plataforma de comunicação e marketing e que eles estão superando os investimentos em publicidade convencional, conseguindo obter 51% dos investimentos das marcas em comunicação.

A monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação lato sensu do UniFIAMFAAM, como requisito à obtenção do título de Especialista em Comunicação Organizacional, intitulada “A importância da comunicação interna estudo de caso: Esporte Clube Pinheiros” foi a contribuição de Eduardo Gioeli Micheletto Joel. Ele foi orientado pelo professor Márcio Camarotto. Em um âmbito profissional, é plenamente possível a comparação entre as formas dos seres de lidarem com a comunicação e as maneiras como as empresas o fazem. Toda organização, por menor que seja, comunica-se e executa atividades de comunicação e relações públicas desde seu surgimento. Desde a colocação do nome da organização na lista telefônica, passando pela instalação do letreiro na fachada, a criação da página na internet e o envio de mala direta, todas são ações de comunicação. O objetivo da instituição será sempre o de criar a imagem que mais se adequar aos seus valores perante seus públicos. Uma comunicação bem executada planejará as melhores formas para que isso aconteça. Ou seja, trata-se de colher a informação que se quer passar, tratar ela de forma que se encaixe na forma mais adequada de envio ao público específico que se quer atingir, enviá-la e conferir se este público a recebeu da maneira desejada. Qualquer organização possui seus clientes, fornecedores, representantes, funcionários e todas elas se comunicam de alguma forma com eles. Empresas de porte pequeno possuem como características a flexibilidade e a agilidade, entre outras. Isso faz com que seu relacionamento com seus públicos se dê forma quase pessoal, devido também ao número reduzido de pessoas envolvidas na comunicação. Tendo como base esta definição, entende-se que o ponto estratégico nas relações públicas são exatamente suas funções e áreas de atuação, e não sua posição hierárquica na empresa.

O Centro de Memória e Referência da Abejre - que tem patrocínio da Natura e da Odebrecht - funciona na Avenida Angélica, 1757 no 5º andar, nas segundas e quartas das 10h às 17h e nas sextas das 10h às 12h. Neste endereço, são recebidas publicações empresariais dos associados para arquivo e disponibilização de consulta. Visitas de associados ou pesquisadores podem ser realizadas mediante agendamento pelo fone 11-3668-6442, com Gisele Souza, ou pelo e-mail cmr@aberje.com.br . As monografias, porém, podem ser consultadas digitalmente no próprio portal.

1096

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090