Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >CMR Aberje

Aumenta movimento no Centro de Memória e Referência da Aberje

21/12/2009

O Centro de Memória e Referência/CMR da Aberje teve 160 atendimentos em 2009. A coordenadora do espaço, Gisele Souza, relata que 56 visitas foram realizadas para consulta ao acervo da biblioteca de referência em Comunicação Organizacional e Memória Empresarial e dos trabalhos vencedores do Prêmio Aberje 2008, e 96 atendimentos foram realizados por e-mail com envio de referências bibliográficas para auxiliar pesquisadores e profissionais, dentro e fora de São Paulo, além de oito orientações sobre temas diversos realizadas por telefone. Cerca de 85% dos atendimentos atenderam a demandas acadêmicas e 60% dos atendimentos forneceram informações para auxiliar as demandas institucionais dos profissionais e organizações associadas a Aberje.

O CMR é responsável pelo resgate, tratamento e disponibilização de informações estratégicas com o objetivo de dar suporte aos associados. Está composto por Reserva Técnica, onde fica guardado todo o acervo histórico da instituição;
Sala de atendimento ao pesquisador com computador; e Sala de processamento técnico dos documentos. O acervo é direcionado para o campo da Comunicação Organizacional, com obras que abrangem o universo das Relações Públicas, Jornalismo, Memória empresarial e outras. Disponibiliza aos associados, alunos dos cursos Aberje e comunidade acadêmica, rico acervo de livros, periódicos científicos e gerais, publicações internas de empresas, materiais de referências de diversas instituições tais como política de comunicação, código de ética, manual de  comunicação, guia de identidade visual e outros, bem como dos trabalhos vencedores da última edição do Prêmio Aberje. O acervo histórico é composto por documentos que refletem a produção intelectual da Aberje nos seus mais de 40 anos de atuação, entre eles: depoimentos de personalidades da área, clippings, relatórios anuais, material de suporte aos cursos oferecidos pela Aberje, informativos, entre outros. Entre os serviços prestados estão atendimento à pesquisa, consulta local ao acervo e atendimento às visitas técnicas de implementação de centros de memória.

No apanhado do último ano, Gisele também contabiliza o recebimento e processamento técnico de aproximadamente 200 novas obras, incluindo livros, periódicos, relatórios anuais e publicações internas de empresas. Livros como “Comunicação empresarial” de Paul Argenti, “Agências de comunicação: teoria e prática” de Angela Schaun e Esmeralda Rizzo, “Jornalismo organizacional: produção e recepção” de Marlene Branca Sólio, os dois volumes da Série Pensamento e prática organizados pelo Profa. Dra. Margarida Kunsch, bem como “Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas” e os dois volumes sobre Comunicação organizacional, organizados pela mesma autora, são algumas das aquisições. Destaque para os anais do Seminário Memória e Patrimônio, organizado pelo Centro de Memória da UNICAMP, “A memória, a história, o esquecimento” de Paul Ricouer e “História de empresas e desenvolvimento econômico”, editado pela EDUSP.

O CMR faz relacionamento com as unidades de informação das instituições de ensino superior que possuem cursos nas áreas de comunicação social (Jornalismo e Relações Públicas) e empresarial. Estas são selecionadas pela qualidade e representatividade do seu corpo docente e de sua produção científica. Em 2009, a Aberje doou mais de 170 exemplares da Revista Comunicação Empresarial e 91 livros da Aberje Editorial para atualização do acervo de 25 bibliotecas universitárias em 12 estados, mais o Distrito Federal. As bibliotecas passam a integrar o mailing da Aberje e sempre que um novo material é produzido pela associação, ele é diretamente enviado. “A disseminação do conhecimento em comunicação organizacional é missão da entidade, e a atualização desses centros produtores de saber é importante para que o ciclo da informação se concretize”, afirma a coordenadora.

O espaço - que tem patrocínio da Natura e da Odebrecht - funciona na Avenida Angélica, 1757 no 5º andar, nas segundas e quartas das 10h às 17h e nas sextas das 10h às 12h. Visitas de associados ou pesquisadores podem ser realizadas mediante agendamento pelo fone 11-3668-6442, com Gisele Souza, ou pelo e-mail cmr@aberje.com.br . Para saber mais, visite o link http://www.aberje.com.br/acervo_cmr_sobre.asp .

1410

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090