O acervo do Centro de Memória e Referência da Aberje recebeu um exemplar do livro "Luis de Albuquerque - Viagens e governo na Capitania do Mato Grosso (1771 – 1791)”, de Janaína Amado e Leny Caselli Anzai, lançado pela editora Versal. Ele é resultado do trabalho ganhador do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica - Clarival do Prado Valladares. A iniciativa da Organização Odebrecht completa, em 2014, 11 anos de apoio à pesquisa histórica e à produção editorial brasileira.
Com 352 páginas, a obra reproduz os diários e retratam as dificuldades enfrentadas pelo capitão-general no território luso americano naquele período. Devidamente registradas, as andanças de Luís de Albuquerque dão notícia de rotas, fundação de vilas, métodos de aproximação com os habitantes locais, coleta e criação de toponímias para acidentes geográficos, fenômenos climáticos e exemplares da flora ou fauna regionais. O projeto das duas pesquisadoras, agora transformado em livro, foi o vencedor do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica - Clarival do Prado Valladares em 2012.
Criado em 2003, o Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica - Clarival do Prado Valladares é uma iniciativa cultural da Organização Odebrecht conferida anualmente a um projeto de pesquisa inédito que trate de tema ligado à história do Brasil. A Organização Odebrecht é responsável pelos recursos necessários à realização completa do projeto selecionado, da pesquisa à edição de livro ilustrado – sempre com o apurado tratamento gráfico que caracteriza a coleção de Edições Culturais da Odebrecht.
As pesquisas patrocinadas resultam na edição de livros de arte, que são distribuídos para bibliotecas e entidades públicas e privadas, do Brasil e de outros países. Entre os títulos já editados estão O comércio do Açúcar, de Daniel Strum, que recebeu, este ano, uma versão e-book, que pode ser baixada gratuitamente na App Store; Theodoro Sampaio – nos sertões e nas cidades, de Ademir Pereira dos Santos; e História e Política na Bahia de Seiscentos: a História do Brazil de Frei Vicente do Salvador, da professora Maria Lêda Oliveira Alves da Silva, que recupera de forma fiel a tradição manuscrita da colônia portuguesa.
Sobre o livro - O capitão-general Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres foi o homem designado pelo Marquês de Pombal, em 1771, para ser o governador da capitania de Mato Grosso. A indicação desse jovem oficial militar português era crucial naquele momento histórico, no qual Portugal buscava garantir a posse de vastos territórios na região oeste do Brasil, que eram motivos de disputa com a Espanha.
Entre as missões de Luís de Albuquerque estavam as de garantir o acesso às minas de ouro e às ricas bacias hidrográficas locais, além de fortalecer as fronteiras portuguesas. Para dar conta desses desafios, Luís de Albuquerque, que havia sido designado para um mandato de três anos, permaneceu à frente da capitania por 17 anos, período ao longo do qual realizou com êxito as missões que lhe foram confiadas pelo Marquês de Pombal e construiu diversas edificações, entre as quais o Real Forte Príncipe da Beira, joia da arquitetura militar brasileira, localizado às margens do rio Guaporé, no atual estado de Rondônia.
O Centro de Memória e Referência da Aberje – que tem patrocínio da GM e da Odebrecht - funciona na Avenida Angélica, 1757 no 5º andar, nas segundas e quartas das 10h às 17h e nas sextas das 10h às 12h. Neste endereço, são recebidas publicações empresariais dos associados para arquivo e disponibilização de consulta. Visitas de associados ou pesquisadores podem ser realizadas mediante agendamento pelo fone 11-3668-6442, com Gisele Souza, ou pelo e-mail cmr@aberje.com.br.
1772 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090