Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

Gerdau encerra jornada de comunicação com histórias da atuação em 20 países

17/05/2013

O encerramento da 1ª Jornada de Comunicação Corporativa Colômbia – Brasil aconteceu com Renato Gasparetto Jr., Diretor de Assuntos Institucionais e Comunicação Corporativa da Gerdau. Ele desenvolveu o tema “La internacionalización de la Comunicación en Gerdau”, a partir das experiências da empresa - líder em aços longos nas Américas e um dos maiores produtores mundiais de aço especiais para o setor automotivo - em 20 países de cinco continentes. O evento buscou apresentar executivos de comunicação de empresas de referência no Brasil, proporcionando um panorama das dinâmicas e desafios da comunicação estratégica no cenário internacional, durante todo o dia 16 de maio de 2013 em Bogotá. 

Gasparetto é responsável global pelo gerenciamento de marca e reputação, condução das relações com a imprensa, relações institucionais com formadores de opinião, publicidade institucional e memória empresarial. Formado em Comunicação Social e Letras, tem cursos de aperfeiçoamento profissional em Harvard, no Insead e na Columbia University. Em atividades junto a entidades de classe, é membro do comitê mundial de comunicação do World Steel Association, com sede em Bruxelas, e presidente do Comitê de Comunicação da Alacero – Asociación Latinoamericana del Acero, com sede em Santiago (Chile). É diretor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs) e membro do Conselho de Estudos Estratégicos da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

 

Gasparetto Jr: área divide-se em comunicação, marca e assuntos institucionais para atender 20 países

 

Ele pontuou fatos relevantes nos 112 anos de existência da empresa, que tem capacidade instalada anual de mais de 25 milhões de toneladas de aço e com ações listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York e Madrid. Conta com mais de 45 mil colaboradores, 130 mil clientes e mais de 130 mil acionistas, o que dá dimensão do desafio de relacionamento para exercer a missão de gerar valor aos stakeholders atuando de maneira sustentável. Neste sentido, registra que o trabalho tem base nos valores da companhia: ter a preferência do cliente; garantir segurança das pessoas acima de tudo; manter pessoas respeitadas e comprometidas; ter excelência com simplicidade; foco em resultados; integridade com todos os públicos e busca da sustentabilidade econômica, social e ambiental. Aliás, nesse assunto, Gasparetto destacou que a empresa é a maior recicladora da América Latina e no mundo, transformando anualmente 15 milhões de toneladas de sucata para produzir aço. Isto equivale a 750 mil caminhões de lixo que, juntos, poderiam formar uma linha de 13,5 mil km (a distância entre o Brasil e a Índia).

Especificamente na Colômbia, a Gerdau está desde 2004 e é o maior produtor, com o mais amplo portfólio de aços longos e a maior cobertura nacional, além de estar no topo da reciclagem da sucata de aço. São 23 plantas produtivas, com certificações ambientais e padrões de qualidade pela normal local com resistência a terremoto. Em 2012, contribuiu para o desenvolvimento sustentável do país, aumentando a demanda por sucata e novos fornecedores, afora também pagar cerca de US$ 69 milhões em impostos e U$ 328 milhões pagos a fornecedores nacionais de matérias-primas. Nos últimos anos, ele conta que foram implementados projetos de responsabilidade social e ações de voluntariado com as comunidades, com aproximadamente US$ 550 mil investidos em 24 ações para beneficiar  3 mil pessoas em 2012. Tudo é embasado por um raciocínio que coloca a identidade corporativa como junção de nomes, marcas, símbolos e comportamentos associados, e a soma das percepções dos públicos estratégicos é que leva a uma reputação realmente consolidada. Um dos passos para esta tarefa é posicionar a marca Gerdau de maneira única em todo o mundo, o que passa por pilares como paixão, face-to-face, sustentabilidade, excelência e dinamismo.

Gasparetto Jr então falou sobre o Gerdau Business System, que busca consolidar e transferir as melhores práticas, por meio de processos padronizados focados num sistema integrado e competitivo. É com base no GBS que as políticas globais são traçadas, não sem antes considerar as práticas locais, a construção conjunta de diretrizes e novas práticas internas. “E seguimos a máxima que diz que só podemos gerir aquilo que podemos medir, com métricas e indicadores de desempenho”, complementa. Sua área cuida de relações institucionais (identificação de riscos e oportunidades, relações estruturas e sistematizadas e análises de cenário), comunicação (busca de espaço na imprensa, gestão de crise, alinhamento e consistência de mensagens, divulgação de resultados trimestrais) e marca (acervo histórico, publicidade, identidade visual e eventos). Eles são atendidos por uma rede internacional de agências de comunicação.

A ação foi realizada com o patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itaú Unibanco e da Vale. A Global Alliance for Public Relations & Communication Management, o Centro Colombiano de Relaciones Públicas y Comunicación Organizacional, as Revistas DIRCOM Colômbia e Época Negócios e o Jornal Valor Econômico foram apoiadores, e a Asociación Latinoamericana de Relaciones Públicas/ALARP atuou como co-realizadora da iniciativa no país.

 

Veja outras matérias de cobertura abaixo:

16/5/2013

Jornada de comunicação mostra o novo capitalismo brasileiro na Colômbia

 

16/5/2013

Itaú Unibanco revela na Colômbia seu posicionamento e comunicação para a América Latina

 

16/5/2013

Petrobras fala em comunicação glocal e a importância dos valores

 

16/5/2013

Embraer posiciona a comunicação como apoio ao negócio em palestra em Bogotá

 

16/5/2013

Para o McDonald's, comunicação é um pilar estratégico

 

15/5/2013

Comitiva da Aberje é recebida pela mídia colombiana

 

15/5/2013

10ª edição do Brazilian Corporate Communications Day atrai mais de 150 inscritos em Bogotá

 

1769

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090