Cristina Pacheco Caballero, Gerente de Comunicação da Petrobras Colômbia, assume agora a condução do Brazilian Corporate Communications Day em Bogotá com a experiência desta multinacional brasileira. Ela vai estar acompanhada pelo gerente de Comunicação Internacional, Eraldo Carneiro, para falar na comunicação glocal que atua através de valores para conectar culturas desta empresa integrada de energia, nas áreas de exploração e produção, refino, transporte e distribuição de óleo e derivados de petróleo, gás natural, eletricidade e biocombustíveis.
Tem reserva de 16,4 bilhões de barris (Critério SPE), conta com mais de 85 mil empregados e 900 mil acionistas, trabalha em 137 plataformas de produção e mais de 8500 estações de serviço, e construiu uma malha de dutos que supera 31,2 mil quilômetros.
Carneiro é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem pós-graduação em Recursos Humanos pela Universidade Católica de Salvador e MBA em Marketing pela USP. Atua como professor dos cursos de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Preside o Comitê de Comunicação da Arpel – Associação Regional das Empresas de Petróleo e Gás da América Latina e Caribe e a Câmara de Comunicação e Educação do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Já Cristina Caballero é Administradora de Negócios com ênfase em mercado pela Universidade EAFIT, con 13 anos de experiência no campo das relações públicas, imagem e comunicação corporativas. Trabalhou em companhias como Microsoft e grupo editorial Publicaciones Semana.
Carneiro dimensionou o porte e a perspectiva de ação da Petrobras no mundo
Carneiro registra que a Petrobras é a sétima maior empresa de energia do mundo segundo a PFC Energy, em ranking divulgado em janeiro de 2013, sendo a marca mais valiosa da América Latina em pesquisa da BrandAnalytics de abril de 2012 e uma das 100 mais respeitadas do mundo pelo Reputation Institute. Além disto é a sexta companhia mais inovadora do Brasil pela FastCompany 2012 e está entre as mais bem avaliadas organizações em gestão e governança, na análise da Standard&Poor’s em 2013. Sua identidade corporativa está composta por elementos como inovação, atuação global, energia, origem brasileira, competência, integração, rentabilidade, responsabilidade e comprometimento com o desenvolvimento sustentável. Entre os motivos desta lista de distinções, está a liderança tecnológica da Petrobras em exploração e produção em águas ultraprofundas e sua posição como referência mundial em biocombustíveis, além de atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental. A empresa destaca-se pelo fornecimento de produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. Em sua Visão 2020, pretende ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos seus públicos de interesse.
Ele enfatizou o posicionamento de marca, em torno de ser movida pelo desafio de prover a energia capaz de contribuir para o desenvolvimento dos países com competência, ética, cordialidade e respeito à diversidade. Neste caminho, a comunicação corporativa tem sido fundamental, porque está justamente centrada em valores, propósitos e atitudes. Ele citou vários exemplos, como a Petrobras Magazine, com conteúdos transcendentes da operação do negócio, em que o foco está no reforço de vínculos emocionais com todos os públicos, capaz de gerar confiança, admiração, estima e empatia. Outros trabalhos na linha da responsabilidade social são o patrocínio do Projeto Sons da Terra no Paraguai, do Festival Arte Buenos Aires na Argentina, do Campeonato Nacional Petrobras de Futebol no Chile e de uma série de iniciativas no Brasil através de editais de cultura, esporte, cidadania e temas ambientais.
Cristina mostrou ações de diálogo com stakeholders e a política de relacionamento na prática
Cristina focou sua palestra na participação da empresa em dois ramos de negócio em território colombiano. São 27 anos de história de exploração e petróleo e oito anos no campo de combustíveis e lubrificantes. O desafio assumido no país é o desenvolvimento econômico regional, com suporte aos públicos de interesse numa relação de duas vias. O trabalho envolve o conhecimento sobre a atuação da companhia, o posicionamento dos atributos de marca, a conquista de confiança e o reforço da imagem de sua estrutura global e de liderança.
Especificamente na área de políticas de responsabilidade social, ela cita a gestão ética e transparente dos negócios e atividades, o estabelecimento de relações harmoniosas, relacionamentos confiáveis e duradouros com os stakeholders, e o respeito à diversidade humana e cultural. As ações ambientais envolvem projetos de espécies ameaçadas, protecção de nascentes de água, programas de reflorestamento nas áreas de influência direta e de educação ambiental nas comunidades, eficiente gestão de recursos sólidos e eco-eficiência com planos de eficiência e poupança de água (água de chuva e reúso de perfuração). A gerente detalhou várias ações de diálogos com clientes, funcionários, acionistas e imprensa para demonstrar na prática esta postura.
A próxima palestra é de Nicolás Morell Gonzalez, Supervisor de Comunicação Externa da Embraer, com o tema “Embraer: La comunicación como apoyo al negocio”. A jornada está sendo realizada com o patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itaú Unibanco e da Vale. A Global Alliance for Public Relations & Communication Management, o Centro Colombiano de Relaciones Públicas y Comunicación Organizacional, as Revistas DIRCOM Colômbia e Época Negócios e o Jornal Valor Econômico são apoiadores. Tudo acontece em co-realização da Asociación Latinoamericana de Relaciones Públicas/ALARP.
2391
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090