Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

Comunicação da GE está direcionada a um novo posicionamento e ao respeito a diferenças culturais

04/04/2013

Alexandre Alfredo, diretor de Comunicação e Relações Públicas para América Latina da GE, dá sequência neste instante ao tema “Global communication policies and distinctive uniqueness of the Brazilian Market”. Ele fecha o ciclo de palestras do 3º Brazilian Corporate Communications Day, seminário em andamento neste 4 de abril de 2013 em New York organizado pela Aberje em parceria com Syracuse University.

Ele iniciou propondo uma volta no tempo. Até 2008, a GE era um uma empresa “no profile” no Brasil, com um índice de apenas 34% para muito familiarizado com a marca segundo dados de um Rastreamento da Marca feito por Brown Yardley com 100 altos executivos nacionais. Quando conhecida, a ligação acontecia principalmente para grandes eletrodomésticos (66%), eletrônicos (21%) e produtos de iluminação (20%). Foi assim que um programa de comunicação 360 graus foi estruturado para mudar a percepção, envolvendo comunicação externa, engajamento de funcionários, plataforma de sustentabilidade e relações públicas.

 

Alexandre Alfredo mostrou a mudança de percepção da GE no Brasil a partir da comunicação

 

Em comunicação externa, foi decidida uma política de portas abertas, com uma abordagem única para todas as empresas a partir de um único fornecedor em assessoria de imprensa. Houve o lançamento do GE Reports Brazil Blog, que conta desde então uma história por dia ocorrida em ambiente de trabalho, e também do Social Media Newsroom, que já recebeu mais de 10 mil jornalistas cadastrados. Nas redes sociais, foram inaugurados perfis oficiais no Facebook, com já 70 mil fãs e 15 mensagens postadas por semana, e no Twitter, que atingiu 36 mil seguidores e 15 tweets por semana até o momento. Para engajamento de funcionários, a opção foi pela integração total de equipes e canais, seja na TV corporativa ou no site GE Comunica, que tem mais de 7 mil page-views por mês. Um sequenciamento de campanhas internas, que chegaram a 12 temas, foi aplicado, com 200 artigos produzidos. Neste caminho, houve determinação de diminuir a quantidade de e-mails em circulação, tendo-se atingido índice de 78% de queda.

No campo das relações públicas, Alfredo menciona o mapeamento de partes interessadas, uma ação de identificação e nomeação dos Embaixadores da GE, eventos especiais para estímulo de conhecimento em inovação, tecnologia e infra-estrutura, e o uso de ferramentas digitais para ampliar as mensagens. Na parte de sustentabilidade, a mudança foi de mentalidade, migrando-se da ideia de responsabilidade social para o novo enfoque, baseado em três pilares principais: Healthymagination (saúde), Ecomagination (soluções verdes) e Skills Gap (desenvolvimento de talentos). Foram preservados aqui os objetivos ligados à estratégia de negócios, com apoio do programa de Voluntários GE, que contabiliza mais de 45 mil horas doadas, e da Fundação GE. A empresa ainda firmou parceria com a COPPE-UFRJ para realizar um evento paralelo na Rio+20 em 2012, discutindo pontos sobre energia, políticas públicas e também sobre o futuro da água e combustível.

E o resultado disto tudo? Se em 2008, 31% lembrava de ter visto, lido ou ouvido notícias sobre a GE, este percentual subiu para 91% quatro anos depois. “A GE tem agora uma imagem muito forte na cultura de negócios do Brasil, impulsionado pela percepção de qualidade do produto, inovação e confiança”, manifesta. Das lições aprendidas no processo, o palestrante assinalou: conheça o seu público, envolva as pessoas, seja tão local quanto possível, diga e faça e acelere.

A mediação com a plateia acontece agora com John Paluszek, consultor sênior da Ketchum. Participa deste momento também o primeiro palestrante do painel, o vice-presidente de Comunicação e Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil Marcos Munhoz.

 

John Paluszek faz a mediação com os dois palestrantes do segundo painel, no encerramento do evento

 

A iniciativa teve patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itaú e da Vale. Global Alliance for Public Relations & Communication Management e Brazilian American Chamber of Commerce deram suporte institucional, com apoio da revista Época Negócios e do Jornal Valor Econômico.Veja outras matérias nos links abaixo:


4/4/2013

Brazilian Corporate Communications Day consolida novo posicionamento para a comunicação e o país


4/4/2013

Itaú mostra em New York o que pode ser feito para mudar o mundo


4/4/2013

Plateia norte-americana aprende sobre a constante transformação da Vale


4/4/2013

Sabesp: 39 anos de história ajudando a mudar vidas


4/4/2013

Para GM do Brasil, comunicação é reputação


3/4/2013

Brazilian Corporate Communications Day em New York atrai mais de 130 inscritos


2/4/2013

Comitiva da Aberje é recebida no The Wall Street Journal e Bloomberg em NYC

 

1990

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090