O segundo painel do 3º Brazilian Corporate Communications Day, seminário em andamento neste 4 de abril de 2013 em New York organizado pela Aberje em parceria com Syracuse University, está tratando de “Global communication policies and distinctive uniqueness of the Brazilian Market”. Um dos palestrantes sobre este assunto foi Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação e Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil.
Os temas de comunicação na GM estão divididos em mensagens corporativas localizadas na Comunicação, questões internas atendidas por Recursos Humanos e ainda o trabalho de Marketing. Munhoz centrou sua fala no primeiro item, que diz respeito a todos os esforços em direção à reputação e à marca da companhia. O posicionamento da área na hierarquia organizacional é alto, exatamente pelo potencial de aconselhamento diante do impacto das ações na imagem. O trabalho envolve constante identificação de pontos fortes e fracos junto a stakeholders (clientes, mídia, funcionários, membros da família) para então desenvolver um plano de ação, que sempre atende a resposta a questões como o que se quer comunicar, quem vai comunicar, quando e como o assunto vai ser enfrentado. Estes planos são desenvolvidos para três meses, contemplando tema, mensagens-chave, treinamento de executivos, organização de eventos e 100% de foco nos objetivos inicialmente traçados. As distrações acabam interferindo no não atendimento a detalhes e no resultado do esforço.
Marcos Munhoz falou sobre a estrutura de comunicação da companhia e as responsabilidades da área
O palestrante mostrou a plataforma de comunicação da área, que envolve newsletter para diretores, um portal para familiares, press-releases, atuação em social media, revista interna Panorama, clubes de empregados, carta mensal do Presidente e encontros com gerentes e executivos em periodicidades distintas. Tudo embalado por uma proposta de alinhamento, consistência e timing certo. Através de um monitoramento e de um sistema de inteligência, é possível dizer que a GM teve quatro de seus executivos entre os dez primeiros com mais visibilidade no país. Durante todo o ano de 2012, um deles foi inclusive o mais proeminente em toda a indústria. O rendimento de visibilidade e confiança em relação aos produtos também foi mencionado na palestra, comparativamente aos concorrentes.
Alexandre Alfredo, diretor de Comunicação e Relações Públicas para América Latina da GE, vai complementar o tema em breve. A iniciativa tem patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itaú e da Vale. Global Alliance for Public Relations & Communication Management e Brazilian American Chamber of Commerce dão suporte institucional, com apoio da revista Época Negócios e do Jornal Valor Econômico.
1564 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090