Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

Sabesp: 39 anos de história ajudando a mudar vidas

04/04/2013

Adriano Stringhini, superintendente de Comunicação da Sabesp, completou o time de profissionais brasileiros a falar no painel “From Brazil to the world: Global communication strategies of Brazilian companies expanding globally” dentro da programação do 3rd Brazilian Corporate Communications Day New York neste dia 4 de abril de 2013. Basicamente, ele falou das diretrizes de posicionamento e conduta da organização e do impacto na sua forma de comunicar.

A Sabesp busca seu fazer diário guiado por políticas que se esforçam para a sustentabilidade ambiental, financeira e social e para a melhoria da qualidade do de vida da população. Este é um postulado levado a todos os 15 mil funcionários da estatal. E o desafio é ainda maior se considerada sua área de atuação: o estado de São Paulo, com uma população de 41 milhões de habitantes em 645 cidades, responsáveis ​​por 30% do PIB brasileiro (US$ 555 milhões - maior que Taiwan, Argentina e Noruega, por exemplo). Antes de falar em comunicação, é preciso garantir a entrega do serviço, que no caso envolve água potável a 100% dos domicílios, coleta de 80% da água de esgoto, e água tratada em torno de 70%. “Nós somos a maior empresa de saneamento das Américas ea quarta maior do mundo em número de clientes: são mais de 27 milhões de pessoas”, completa ele.


Adriano Stringhini centrou foco nas ações feitas pela Sabesp na qualidade de vida das comunidades

 

Stringhini então falou no Programa Agente da Gente e Córrego Limpo, onde a companhia trabalha diretamente com a comunidade em torno de questões educacionais como mote principal. Nestes casos, o uso de mídias locais e regionais é o caminho escolhido, com linguagem adequada a cada caso. “Nós ouvimos quando nos reconhecemos na voz do outro”, reitera. Neste sentido, são comunidades particularidades específicas de cada obra e seu impacto no entorno, tornando a convivência mais produtiva e compreendida. Estas experiências de diálogo comunitário já tem sido compartilhadas em fóruns e até em iniciativas da UNESCO. O palestrante mostrou uma série de índices de avaliação e aprovação dos trabalhos da Sabesp, demonstrando que as escolhas têm sido acertadas não só em termos de gestão e obras, mas também de postura nas relações.

Paulo Marinho, superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, e Rodrigo Soares, gerente de Comunicação Corporativa da Vale, também participaram momentos antes. Veja as matérias já publicadas neste link. Agora, Gary Grates, diretor na WCG e professor do Curso Internacional Aberje-Syracuse em Comunicação Empresarial, faz a mediação dos debates com a plateia.

Na sequência, tem o painel “Global communication policies and distinctive uniqueness of the Brazilian Market: General Motors and General Eletric align global communication to local needs”, com Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação e Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil, e Alexandre Alfredo, diretor de Comunicação e Relações Públicas para América Latina da GE. A mediação com a plateia neste momento fica com John Paluszek, consultor sênior da Ketchum.

O 3rd Brazilian Corporate Communications Day New York tem patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itaú e da Vale. Global Alliance for Public Relations & Communication Management e Brazilian American Chamber of Commerce dão suporte institucional, com apoio da revista Época Negócios e do Jornal Valor Econômico.

1647

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090