Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

Brazilian Corporate Communications Day consolida novo posicionamento para a comunicação e o país

04/04/2013

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor doutor da ECA/USP, acaba de fazer a abertura do 3º Brazilian Corporate Communications Day. O evento, realizado em parceria com a Syracuse University, está em andamento desde o início da manhã deste 4 de abril de 2013 no Hotel Hudson em New York, conduzido pelo coordenador educacional da Aberje, James Heffernan. É a nona edição da série internacional iniciada em 2010 e que levou a várias capitais do mundo o expertise brasileiro em comunicação empresarial.

 

Cerimônia de abertura contou com Eraldo Carneiro/Aberje-Petrobras, Maria Russell/Syracuse, James Heffernan/Aberje-JediGroup e Paulo Nassar/Aberje-ECA/USP

 

Nassar iniciou pela comemoração dos parceiros que se uniram para a empreitada acontecer, sobremaneira os profissionais vindos de empresas que se destacam na promoção do desenvolvimento global e das trocas internacionais de conhecimento tendo o Brasil como base. São organizações que, mesmo em alguns casos multinacionais, mas há décadas contribuem com o desenvolvimento brasileiro, gerando uma história relacional com milhares de empregos, recursos e conhecimento para as comunidades brasileiras onde se instalaram.

Ele pontuou que, em 2013, o Brazilian Corporate Communications Day ainda será realizado em Berlim, Bogotá e Lima - cidades que, além de Nova Iorque, representam países com quem o Brasil e as suas empresas têm fortes laços econômicos, políticos, sociais e culturais. “Isto significa a necessidade de desenvolver uma comunicação e relacionamentos interculturais que superem os estereótipos que escondem sociedades e mercados modernos e dinâmicos, alinhados com as melhores práticas e movimentos do capitalismo contemporâneo e da democracia. Esse movimento do capital e da democracia que faz florescer no Brasil uma indústria da comunicação empresarial que significa negócios que giram em torno de 10 bilhões de reais anuais”, analisou. Para ler o discurso integral de Paulo Nassar (PDF em inglês), clique aqui.


Eraldo Carneiro/Aberje-Petrobras aposta numa comunicação empresarial múltipla, mestiça e efetiva

 

O presidente do Conselho Deliberativo da Aberje e gerente de Comunicação Internacional da Petrobras, Eraldo Carneiro, também participou das boas-vindas. Ele exaltou as incontáveis articulações internacionais que a Aberje tem liderado e apoiado nas últimas décadas. Entre as motivações de esforços como o Brazilian Day estão o exercício da visão e do propósito da Aberje, propondo a comunicação como processo de uma nova percepção sobre o país, a partir do intercâmbio de conhecimentos e do estreitamento de relações. E complementou: “além dessa crença, empenhamos nossos esforços na realização do desejo autêntico de fazer da Comunicação Empresarial mais múltipla, abrigando variadas e distintas ferramentas, abordagens, disciplinas,  competências, conhecimentos, culturas. Não queremos uma comunicação tecnicista, exclusivista e unilateral. Quanto mais diversa, plural, mestiça,  mais efetiva será a comunicação”.

Carneiro aposta num Brasil cada vez mais aberto para o mundo e um mundo também se abrindo para o Brasil, evidenciando as organizações nacionais num diálogo com os múltiplos stakeholders dentro e fora do país e no desempenho de um novo capitalismo cada vez mais responsável, consciente, social e humano. “Com esses esforços, pretendemos que a Aberje fortaleça a cada dia a colaboração entre os comunicadores brasileiros, o diálogo contínuo entre empresas e sociedade, o relacionamento multilateral do Brasil. Nós da Aberje acreditamos no poder transformador da comunicação em todas as esferas: individual, social, empresarial, global”, destacou. Leia o discurso integral de Eraldo Carneiro, clicando aqui (PDF em inglês).

 

Maria Russell reconhece a sofisticação da comunicação brasileira e relembra parceria feita para curso internacional



Maria Russell, diretora de Relações Públicas e professora de Gestão da Comunicação da Syracuse University, instituição que é co-realizadora desta edição do evento, também fez as boas-vindas. Ela mencionou que educação executiva é uma fronteira relativamente nova para sua escola, apesar de ter uma história consagrada e o título de uma das melhores instituições em comunicação do país, e então iniciativas assim contribuem para o amadurecimento dos conteúdos. Foi dentro desta linha que Aberje e Syracuse já estão na sétima turma do curso internacional em Comunicação Empresarial, implementado em São Paulo como um programa de certificação para profissionais de comunicação corporativa. “Aprendi muito com a comunicação sofisticada que vem sendo feita no Brasil”, reconheceu.

Na sequência, o primeiro painel tem como tema “From Brazil to the world: Global communication strategies of Brazilian companies expanding globally”. Fazem apresentações Paulo Marinho, superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco; Rodrigo Soares, gerente de Comunicação Corporativa da Vale; e Adriano Stringhini, superintendente de Comunicação da Sabesp. A interação com o público é responsabilidade de Gary Grates, diretor na WCG.

 

Plateia lotada ouve experiências da comunicação global de organizações brasileiras

 

A iniciativa tem patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itaú e da Vale. Global Alliance for Public Relations & Communication Management e Brazilian American Chamber of Commerce dão suporte institucional, com apoio da revista Época Negócios e do Jornal Valor Econômico. Ao longo da manhã, outras matérias serão publicadas sobre cada palestra.

 

1444

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090