Agora é a vez do tema “Comunicazione IN nella Fiat del Brasile” no 1st Brazilian Corporate Communications Day em Milão. O coordenador da Assessoria de Imprensa da Fiat do Brasil, Roberto Baraldi, explica a estratégia da empresa em tornar a comunicação integral, integrada e indutora. O evento está acontecendo desde às 9h deste dia 22 de novembro de 2012 na sede da Barabino & Partner na cidade italiana. A realização é da Aberje e da consultoria B&P.
Ele começou pelas constatações que colocam o Brasil em evidência no cenário mundial. Depois de ter alcançado o patamar de sexta maior economia do mundo em 2011, chegou agora à lista dos três principais destinos de investimento estrangeiro direto. Baraldi ainda fez uma retomada dos três últimos governos federais, assinalando que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criou o Plano Real para estabilizar a economia e foi também responsável pela instituição da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impõe limites para os gastos do Estado. Sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele destacou a consolidação e expansão dos programas de transferência de renda e a ascensão das massas ao mercado de consumo, com inclusão de 30 milhões de pessoas. Já sobre a presidente Dilma Rousseff, enfatizou os esforços para que o Brasil não seja afetado pela crise europeia, com redução da taxa de juros e dos custos de produção e com uma política industrial voltada para a competitividade, com apoio à inovação, pesquisa e desenvolvimento.
Baraldi explicou as opções estratégicas de comunicação com exemplos de projetos da Fiat do Brasil
Pois o Brasil também é um dos maiores mercados mundiais de comercialização de automóveis, chegando a 3,6 milhões de unidades por ano, com previsão de chegar a 5,5 milhões em 2020. Deste mercado, a Fiat é responsável por 23%, estando há 11 anos na liderança em vendas. Sua fábrica de Betim/MG tem uma superfície total superior a 2 milhões de metros quadrados, com capacidade de produção de 800 mil veículos por ano de 16 modelos diferentes – atualmente, chega a um carro a cada 20 segundos, gerando 25 mil empregos.
A respeito da comunicação corporativa da empresa, Baraldi começa explicando o conceito adotado de comunicação integrada, que une comunicação corporativa, comunicação interna e publicidade e marketing. Sobre a comunicação integral, entende aquela que contempla todos os fluxos de informação e relacionamento, tanto do interno para externo, quanto do interno para o interno, bem como do externo para o interno. Generalizada em toda a empresa, resulta numa comunicação pública para todos, tornando-os agentes na difusão da imagem. A ideia de indutora, por sua vez, vem da definição de estratégias de comunicação em linha com o negócio, numa gestão integrada que pensa na influência da empresa nos âmbitos social, econômico e cultural. “Uma comunicação indutora, integral e integrada é o caminho para uma reputação bem construída, compartilhando com todas as partes envolvidas o modelo de gestão FIAT”, comenta ele.
Estas opções estratégicas buscam consolidar valores, como ética e clareza, dando amparo aos resultados, à governança corporativa e à sustentabilidade. Baraldi levou vários exemplos de ações de comunicação em lançamento de automóveis, press-trips, atuações esportivas como as premiações Troféu Linea e Fórmula Futuro e o patrocínio ao Minas Tênis Clube e ao América Mineiro. Ele ainda explicou o funcionamento da Casa Fiat de Cultura e do Programa Árvore da Vida, que retrata a união de forças entre a Fiat e as comunidades envolvidas pelas ações de responsabilidade social da empresa, e ainda os integrantes da Rede Fiat de Cidadania.
Alunos de turma sobre eletro-mecânica patrocinada pela Fiat no programa Árvore da Vida
Na sequência, Hervé Tilloy, diretor de Comunicação Externa da Embraer, aborda “Comunicazione globale, le sfide e le opportunità”. O evento é realizado com patrocínio do Itaú-Unibanco e da Vale, tendo como co-realizadora a Federazione Relazioni Pubbliche Italiana/FERPi, além de parceria da Global Alliance. Mais matérias sobre o evento podem ser vistas diretamente no hotsite.
1713 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090