Começou agora há pouco o 1st Brazilian Corporate Communications Day em Milão. A ação integra o projeto internacional Brazilian Corporate Communications Day, que já passou por Nova Iorque, Londres, Buenos Aires, Santiago do Chile e Lisboa. A edição italiana acontece até o início da tarde deste dia 22 de novembro de 2012 na sede da Barabino & Partners.
Os participantes estão sendo recebidos pelo diretor-geral da Barabino & Partners, Federico Steiner; pelo diretor-geral da Aberje e professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), Paulo Nassar; e pela diretora da Federazione Relazioni Pubbliche Italiana, Letizia Pini.
Vista parcial da mesa de abertura, com Paulo Nassar/Aberje, Eraldo Carneiro/Petrobras, Roberto Baraldi/Fiat, Letizia Pini/Ferpi e Stefano Rolando/IULM
Nassar começou exaltando a interrelação entre a cultura e os talentos italianos e a Aberje, desde a atuação do próprio fundador da entidade, o então comunicador da Pirelli no Brasil, Nilo Luchetti. A empresa italiana, aliás, foi uma das vencedoras do primeiro concurso entre as publicações empresariais no ano de 1967, dada sua atuação em torno da humanização dos conteúdos. O diretor-geral ainda destacou que a Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a discussão e promoção da comunicação corporativa e organizacional em uma perspectiva global e local como uma função administrativa, política, cultural e simbólica para a gestão estratégica das organizações e para o fortalecimento da cidadania. Ele enfatiza que as ações estão centradas na informação, comunicação e relacionamento, através dos pilares Educação, Gestão do Conhecimento, Reconhecimento, Relacionamento, Economia Criativa, Inteligência Comunicacional e Advocacy - "a responsabilidade e desafio do comunicador é construir uma narrativa ética, técnica e estética independente do lugar onde está no mundo", complementou. A internacionalização da Aberje acaba sendo um posicionamento transversal, assumindo o compromisso de liderar a consolidação da imagem dos empreendedores e profissionais de comunicação nacionais pelo mundo.
Letizia comenta que a Federação Italiana de Relações Públicas foi fundada em 1970. Desde então, tem representado os profissionais para criar, desenvolver e gerir as relações com os públicos influentes, a fim de alcançar os objetivos de indivíduos, empresas, organizações, associações, autoridades públicas e outros organismos. E busca fazer isto por meio da promoção de iniciativas para analisar e melhorar a consciência de Relações Públicas na Itália a nível profissional e para melhorar as características específicas da profissão de RP. Ela assinala que a Ferpi não só representa os seus membros em termos profissionais e éticos, mas também cuida de analisar, discutir, pesquisar e encontrar soluções relacionadas com os diferentes aspectos sobre desenvolvimento da prática de relações públicas.
Através da adoção de códigos de ética profissional e de auto-regulação, a entidade busca proteger os interesses de todos os envolvidos e também dá suporte aos alunos da área. Lançou uma série de atividades para aumentar a consciência e promover a importância do Relações Públicas nas organizações e na opinião pública, como o portal www.ferpi.it, onde estão o FerpiNet, rede social dos membros, e a FERPI Notizie, revista que fornece informação sobre as iniciativas e novidades do setor, além de propor debates sobre temas atuais.
Plateia atenta ao andamento do seminário na sede da Barabino & Partners
Uma das iniciativas promovidas é o Prêmio Nacional de Oscar di Bilancio, concedido à organização que forneceu a melhor estratégia de comunicação financeira em termos de eficácia, continuidade e inovação para todos os públicos-alvo. Outra ação foi o lançamento do "manual de comunicação de responsabilidade social", que explica os fundamentos da responsabilidade social, seus papéis, as diretrizes gerais e as melhores práticas de comunicação da RSE. Desde 2005, existe o Observatório FERPI de Responsabilidade Social Empresarial. Chama ainda atenção um projeto para promover maior consciência e compreensão sobre as realidades de migração humana, a fim de aumentar o nível de qualidade da comunicação em relação à identidade e questões do diálogo intercultural.
O seminário começa daqui a instantes, composto por apresentações dos executivos de comunicação de empresas que são referência no Brasil, proporcionando um panorama das dinâmicas e desafios da comunicação estratégica global. Experiências da Petrobras, Fiat e Embraer serão ouvidas. O evento é realizado com patrocínio do Itaú-Unibanco e da Vale, tendo como co-realizadora a Federazione Relazioni Pubbliche Italiana/FERPi, além de parceria da Global Alliance. Mais matérias sobre o evento vão ser publicadas no decorrer da manhã, diretamente no hotsite.
1229
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090