Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

Toda organização precisa se mobilizar para mudança: é a Oi no Brazilian Day Lisboa

25/10/2012

Toda organização precisa se mobilizar para mudança: o papel da comunicação interna estratégica: este foi o tema da Gerente de Comunicação e Cultura Organizacional da Oi, Manoela Osório, durante a 1ª Jornada de Comunicação Corporativa Brasil – Portugal. A ação integra o projeto Brazilian Corporate Communications Day e está acontecendo em Lisboa neste dia 25 de outubro de 2012.

Manoela é graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica-RJ e especializou-se em Telejornalismo pela Ball State University em Indiana/EUA, além de possuir pós-graduação em Marketing pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - COPPEAD/UFRJ, e MBA pela Fundação Dom Cabral/MG.  Acumula experiência profissional de 15 anos em Comunicação Empresarial de organizações de grande porte nos segmentos de entretenimento e mídia, financeiro e varejo. Atua como professora de cursos especializados da Escola Superior de Propaganda e Marketing.


Manoela conceituou a relevância da comunicação interna e mostrou um estudo de caso

 

Ela iniciou pelo dilema da área de relações humanas em qualquer lugar do mundo moderno: conseguir transmitir ou incitar no público interno sensações de engajamento, aspiração e habilidade, que são capacidades que aumentam em duas vezes o valor para o negócio e em três vezes  as chances de sucesso na liderança. A ideia é que atrair, reter e desenvolver é uma equação fundamental para a sucessão. Suas considerações partem de um estudo do Corporate Leadership Council feito durante seis anos com profissionais de alta performance. Engajamento é uma energia que circula na organização, e que a comunicação dá forma e canaliza, preferencialmente em direção aos resultados pretendidos. Na busca por engajamento, é preciso considerar elementos como esforço discricionário, intenção de permanência na empresa, compromisso racional e compromisso emocional, e é neste último ponto que o foco está sendo mais incentivado. A pesquisa apontou que uma queda de 18% no engajamento acarreta diretamente perda de potencial. Quanto maior a qualidade emocional nos ambientes organizacionais modernos, mais fácil atingir efetividade do grupo.

No entendimento de Manoela, o trabalho de comunicação interna pode tornar-se uma ferramenta de gestão que visa fortalecer uma cultura organizacional voltada para a produtividade e efetividade, questões necessárias à sustentabilidade do negócio. Entre os pontos principais de ação estão o alinhamento, o reconhecimento, o pertencimento, o comprometimento e o engajamento, a partir de pilares como liderança, marca, cultura e informação com interatividade. Ela cuida da clareza e direcionamento na estratégia corporativa, de campanhas de mobilização e reconhecimento para gerar senso de propriedade, do engajamento local e nacional nas práticas organizacionais e plano estratégico e ainda das mídias sociais internas que geram mais de 600 mil acessos/mês na intranet. “Além das frentes de atuação, é fundamental que a comunicação interna tenha um checklist de qualidade que potencialize resultados”, arremata.

 

 

A palestra então contou com um estudo de caso, do cenário de integração cultural entre equipes de duas empresas, no desafio de buscar uma causa comum que catalizasse a união. A grande aprendizagem foi a comunicação interna como capaz de ter uma visão sistêmica para viabilizar soluções integradas que reforcem os aspectos culturais relevantes para o plano de negócios. O trabalho contou com comunicação que gera visibilidade sistemática às evidências e frentes de transformação, comunicação segmentada que evidencia o papel de patrocínio da liderança, comunicação de massa com ações motivacionais de mudança de mindset, e comunicação para absorção de conceitos que viabilizem a estratégia.

O evento tem patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itaú-Unibanco e da Vale. A co-realização é da Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa/APCE e da Cunha Vaz & Associados, com parceria institucional da AISEP, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira e da Global Alliance. Todas as matérias publicadas estão no hotsite  http://www.aberje.com.br/eventos/brday/lisboa/1 .

 

1551

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */