Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

Brazilian Corporate Communications Day Lisboa discute comunicação glocal na experiência Petrobras

25/10/2012

Uma empresa integrada de energia, nas áreas de exploração e produção, refino, transporte e distribuição de óleo e derivados de petróleo, gás natural, eletricidade e biocombustíveis, presente em 28 países de 5 continentes: assim foi apresentada a Petrobras para a plateia da 1ª Jornada de Comunicação Corporativa Brasil – Portugal, ação que integra o projeto Brazilian Corporate Communications Day. A palestra “Comunicação glocal: valores que conectam pessoas e culturas” foi feita na edição portuguesa, em andamento desde às 8h30min no Hotel Tivoli Lisboa, pelo Gerente de Comunicação Internacional, Eraldo Carneiro.

Carneiro é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem pós-graduação em Recursos Humanos pela Universidade Católica de Salvador e MBA em Marketing pela USP. Atua como professor dos cursos de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Preside o Comitê de Comunicação da Arpel – Associação Regional das Empresas de Petróleo e Gás da América Latina e Caribe e ocupa a presidência da Câmara de Comunicação e Educação do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Em 2002, foi escolhido Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial Aberje Rio de Janeiro.

 

 

Carneiro falou sobre a comunicação glocal, que é internacional mas não se afasta das peculiaridades de cada país

 

A Petrobras é a quinta maior empresa de energia do mundo segundo a PFC Energy, em ranking divulgado em janeiro de 2012, sendo a marca mais valiosa da América Latina em pesquisa da BrandAnalytics de abril de 2012. Além disto, está entre as 100 empresas mais respeitadas do mundo, lista organizada pelo Reputation Institute em seu Global RepTrakTM 2012, e ainda figura no ranking das 100 empresas mais sustentáveis do mundo do Corporate knights da Global 100 em  2012 e é a sexta companhia mais inovadora do Brasil pela FastCompany 2012. Entre os motivos desta lista de distinções, está a liderança tecnológica da Petrobras em exploração e produção em águas ultraprofundas e sua posição como referência mundial em biocombustíveis, além de atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental. A empresa destaca-se pelo fornecimento de produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. Em sua Visão 2020, pretende ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos seus públicos de interesse.

O gerente enfatizou o posicionamento de marca, em torno de ser movida pelo desafio de prover a energia capaz de contribuir para o desenvolvimento dos países com competência, ética, cordialidade e respeito à diversidade. Neste caminho, a comunicação corporativa tem sido fundamental, porque está justamente centrada em valores, propósitos e atitudes. Ele citou vários exemplos, como a Petrobras Magazine, com conteúdos transcendentes da operação do negócio, em que o foco está no reforço de vínculos emocionais com todos os públicos, capaz de gerar confiança, admiração, estima e empatia. Outros trabalhos na linha da responsabilidade social são o patrocínio do Festival Nacional de Música Colombiana, do Projeto Sons da Terra no Paraguai, Festival Arte Buenos Aires na Argentina e de uma série de iniciativas no Brasil através de editais de cultura, esporte, cidadania e temas ambientais.

 

A palestra de Carneiro abrangeu ainda a perspectiva da Petrobras quanto a temas de relevância, como as questões de gênero. Ela é Signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, tendo já dobrado o número de  postos femininos em 7 anos, além de promover o Programa Pró Equidade de Gênero e de ser patrocinadora das Paradas LGBT pelo Brasil. Sobre raça, atua na preservação de comunidades quilombolas e na conservação do patrimônio indígena. Foi ainda citada a presença em projetos de inclusão social por meio dos esportes, projetos de educação e qualificação profissional, garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes e da geração de emprego e  renda.

O evento tem patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itaú-Unibanco e da Vale. A co-realização é da Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa/APCE e da Cunha Vaz & Associados, com parceria institucional da AISEP, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira e da Global Alliance. Todas as matérias publicadas estão no hotsite  http://www.aberje.com.br/eventos/brday/lisboa/1 .

 

1296

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090