O Diretor de Comunicação Corporativa da Vale, Sérgio Giacomo, foi o primeiro palestrante da segunda edição londrina do Brazilian Corporate Communications Day, na manhã desta quinta-feira. Giacomo detém sólida experiência internacional, acadêmica e profissionalmente; formado pela Universidade de São Paulo e pela Sorbonne, Giacomo trabalhou na Edelman, na Burson-Marsteller e na Shell, antes de ir para a Vale, em 2010.
Flavia Sekles (Embraer), Sérgio Giacomo (Vale) e Guilherme Magalhães (Itaú Unibanco) foram os palestrantes do primeiro bloco do Brazilian Corporate Communications Day.
À frente da Comunicação Corporativa da gigante brasileira, no ranking das maiores empresas de mineração do mundo, Giacomo apresentou as experiências da empresa, partindo da construção e da simbologia por trás da marca e passando pelos números da empresa, que emprega cerca de 190 mil trabalhadores, em 37 países, trabalhando simultaneamente em vários idiomas. Entre as 50 maiores empresas no mundo, a Vale subiu quase 400 posições no ranking apenas nos últimos 10 anos.
O reconhecimento pela a sua atuação sustentável é um dos focos da comunicação da empresa que, globalmente, trabalha intensamente para criar a imagem dos negócios brasileiros além dos estereótipos, abordando as semelhanças e diferenças de uma empresa brasileira no ambiente global, preservando a autenticidade da empresa e do País. A Vale não quer ser uma multinacional brasileira que atua exatamente como asa multinacionais europeias ou americanas. Pare se alinhar a essa identidade, a empresa abraça os desafios, encarando riscos controláveis, e procura se colocar o mais perto possível de seus stakeholders, deixando que eles a conheçam. Nas comunidades, os empregados são a segunda principal fonte de informação e aliados de primeira importância na disseminação da empresa, tornando-a mais conhecida e admirada frente aos públicos.
Seguindo-se a Sérgio, o Consultor em Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, Guilherme Magalhães, apresentou a estratégia de fortalecimento da imagem do banco a partir da performance sustentável. Partindo do questionamento compartilhado com os participantes sobre o que é reputação, Magalhães construiu um mosaico com as principais informações que caracterizam o banco.
Com o objetivo de ser o banco líder em performance sustentável e satisfação de clientes, o Itaú Unibanco mescla os melhores aspectos da reputação de cada uma das companhia. Reunindo identidade, marca, imagem e reputação, a estratégia de posicionamento transita entre o interno e o externo continuamente para que o planejamento não seja apenas de apresentação, mas de transformação dos negócios. A reputação e o desempenho sustentável se relacionam continuamente, sobretudo no contato com os múltiplos públicos e é em cada um desses públicos que o banco se baseia, para repensar a relação e as formas de estar presente e gerar as melhores experiências, do curto ao longo prazo.
Em relação à sociedade, é preciso um diálogo permanente para entender as expectativas, apresentando a empresa como um aliado no desenvolvimento de pessoas, da sociedade e do país e como um agente efetivo de transformação. Quanto aos acionistas, a busca é por relações a longo prazo e por resultados financeiros. Com os clientes, o imperativo é buscar um equilíbrio nas relações, com soluções financeiras adequadas, transparência, educação financeira e fidelização. Por fim, os colaboradores são alcançados por um pensamento estratégico de desenvolvimento de pessoas, incentivos e meritocracia.
Exemplificando a efetividade buscada no Brasil, Magalhães apresentou projetos como o Bike Rio e Sampa, que cria uma rede de utilização de bicicletas nas cidades como uma alternativa de mobilidade urbana e qualidade de vida, algo como há em Londres, com as “bicicletas azuis”.
Toda essa estratégia e comunicação precisam ser traduzidas e trabalhadas globalmente, apresentando uma identidade original e não padronizada, como exemplifica a campanha “I am a global latin american”, que traz personalidades da América Latina que conquistaram o mundo a partir da sua identidade e personalidade locais, assim como o banco tem buscado fazer.
Finalizando o bloco que trouxe as empresas brasileiras que se tornaram globais, a Diretora de Comunicação Externa da Embraer, Flavia Sekles falou sobre a Embaer, fundada em 1969 como uma estatal que criou uma base educacional para suportar seu crescimento a longo prazo. Terceira maior fabricante de jatos civis, a Embraer foi uma das empresas pioneiras no processo de internacionalização das empresas do Brasil, ainda me meados dos anos 1970. O pioneirismo é destaque na companhia não apenas na internacionalização, mas em todas as decisões de negócios, que posicionaram a empresas como uma das mais inovadoras no mundo, o que reafirma a sua posição de liderança. Manter esse posicionamento de inovação e sustentabilidade sendo uma das maiores empresas do país em valor bruto, requer da Embraer uma comunicação capaz de envolver profundamente os fornecedores e toda a cadeia, bem como os funcionários e comunidade.
Flavia apresentou algumas campanhas que ilustram a comunicação da empresa, como a campanha realizada com Jackie Chan e a campanha “Love what you fly”. A Embraer trabalha com produtos altamente complexos e tem o desafio de planejar novos produtos para 2018 e manter a imprensa interessada na família atual de produtos, em contato e falando sobre o que está acontecendo agora. Outro grande desafio é comunicar os valores do Brasil de forma sutil, incorporando-os aos contextos internacionais nos quais atua.
O 2nd Brazilian Corporate Communications Day London acontece ao longo da manhã desta quinta-feira (20), em Londres. O evento tem patrocínio máster da Petrobras e patrocínio do Itaú Unibanco, da Vale e do HSBC Brasil. Realizado em parceria com o Chartered Institute of Public Relations, tem como apoiadores institucionais a Global Alliance, UK Trade&Investment e a Brazilian Chamber of Commerce in Great Britain. Acompanhe a cobertura pelo site da Aberje, ao longo do dia.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090