Os comunicadores das principais empresas e universidades estão com presença confirmada no 2º Brazilian Corporate Communications Day em Londres. Eles irão ouvir e interagir com comunicadores de destaque no cenário brasileiro, vindos de empresas como Vale, Itaú Unibanco, Embraer, HSBC Brasil e Diageo. Tudo acontece entre 8h30min e 13h deste dia 20 de setembro de 2012 no CIPR Public Relations Centre (52-53 Russell Square).
A abertura será feita por Paulo Nassar, Diretor-geral da Aberje, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Pós-doutorando da IULM (Milão); Jane Wilson, Presidente do Chartered Institute for Public Relations; e Jacqueline Campos, Diretora Geral da Petrobras Londres.
Para Nassar, o encontro é importante para romper com a visão de exterior e interior ligada à comunicação empresarial. O entendimento deve ser sobre uma comunicação como um território só. Isto fica claro quando se fala das 100 maiores empresas que atuam no Brasil e que estão neste ambiente internacional. “E ainda estas empresas precisam se revelar diante do que chamamos de cidadão global, que tem interesse nessas empresas a partir de vários pontos-de-vista como social, cultural e inúmeros outros”, completa. Outro aspecto importante é fazer com que o Brasil não seja mais percebido apenas na perspectiva dos “cinco S” - sound, samba, sun, soccer e sand -, mas sim como um país com dimensões modernas, principalmente as ligadas ao trabalho e à inovação, e que já tem uma perspectiva internacional nas dimensões comportamental, de consumo, educacional e política. Ele acrescenta que “um evento como o Brazilian Corporate Communications Day mostra também que os comunicadores brasileiros não são mais operadores de políticas, planejamentos e criações pensadas em outros centros, mas atuam também nos designs de políticas, planejamentos e ações comunicacionais e relacionais que são benchmarking para o mundo”.
O evento já está com lista de espera, o que demonstra ter ganhado mais força em seu segundo ano e estar se consolidando como referência anual das boas práticas relacionais e comunicacionais acontecidas no Brasil. Para o diretor da Aberje e idealizador da iniciativa, a expectativa é de uma participação maior de outras empresas brasileiras, já que cada vez mais as direções de comunicação que atuam no Brasil estão entendendo a importância do trabalho que a Aberje, em toda a sua história, tem feito para fortalecer a imagem e a reputação do campo da comunicação como processo estratégico, dialógico e democrático de gestão. “É a ação agora internacional de lobby e advocacy das áreas comunicacionais e dos comunicadores empresariais”, destaca.
“Do Brasil para o mundo: As estratégias globais de comunicação de empresas brasileiras em expansão mundial - Vale, Itaú Unibanco e Embraer” é o primeiro grande tema. Vai ser desenvolvido por Sérgio Giacomo, Diretor de Comunicação Corporativa da Vale; por Guilherme Magalhães, Consultor em Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco; e por Flavia Sekles, Diretora de Comunicação Externa da Embraer.
Para Giácomo, trata-se de uma excelente iniciativa, pois oferece visibilidade às empresas e ao país como um todo sobre como se faz comunicação e o gerenciamento da reputação corporativa "made in Brazil" junto ao um público altamente qualificado nas principais praças do mundo. Suas expectativas com a participação são altas, esperando “estabelecer um diálogo e um canal aberto para trocas de informações e experiências entre empresas brasileiras e de outros países, bem como demostrar o alto nível de profissionalismo já atingido na área da Comunicação corporativa em nosso país. Ao participar em conjunto nesse projeto, as grandes empresas brasileiras se tornam uma vitrine positiva do nosso país”. A visão de Guilherme Magalhães é semelhante, porque a comunicação corporativa brasileira evoluiu muito nos últimos anos, até pelo fato das empresas em si estarem hoje no topo dos rankings globais. Neste sentido, “nossa criatividade nata, aliada ao poder de superação que temos, nos dá um caráter de comunicadores inovadores e compartilhar nossas experiências em diferentes mercados é algo muito rico e que só tende a contribuir para lapidarmos ainda mais o processo comunicacional”. Ele espera não somente poder compartilhar as boas experiências que tem feito no Brasil, mas também entender que tipo de demanda os comunicadores ingleses têm a respeito do país e de sua iniciativa privada e qual a real reputação que as empresas brasileiras têm entre eles. “Ser protagonista dessa discussão internacional é fundamental, justamente no momento em que o banco se torna cada vez mais global. O cuidado com a reputação hoje extrapola as fronteiras e o Brazilian Day é mais um fórum que nos permitirá aprofundar essas reflexões”, complementa.
Na sequência, é a vez de “Políticas globais de comunicação e as particularidades do mercado brasileiro: Como HSBC Brazil e Diageo alinham a comunicação global às necessidades e desafios locais”. Juliana Marques, Superintendente-executiva de Comunicação do HSBC Brazil, e Grazielle Parenti, Diretora de Relações Corporativas da Diageo para Paraguai, Uruguai e Brasil, são as palestrantes.
Grazielle considera a iniciativa um reflexo do papel estratégico que a Aberje exerce no Brasil e também do interesse que o Brasil desperta no mundo corporativo. O intercâmbio torna-se uma chance de mostrar como a comunicação corporativa feita no Brasil está entre as melhores do mundo, além de aprender com colegas britânicos. A Diageo é uma empresa de origem britânica, com fortes investimentos no Brasil, e “essa oportunidade fortalece a nossa presença como líder da indústria e o orgulho de ser uma empresa que acredita nas pessoas e na diferença que elas fazem”.
O programa é finalizado por Nick Cooper, Managing Director da Millward Brown Optimor, que fala sobre o ranking “BrandZ Top 50 Most Valuable Latin American Brands 2012”. Entre as organizações com representantes confirmados estão Derby Hotels, Rolls-Royce, Willis, Hill + Knowlton Strategies, International Tennis Federation, TAM Airlines, Skyline Worldwide, Bradesco, Holcim, Anglo American e British Telecom. Haverá ainda profissionais vindos de instituições como University of Greenwich, London School of Business & Finance, Mexican Embassy, Olympic Delivery Authority, University of Birmingham, The Natural History Museum, World Petroleum Council, Sheffield Hallam University e United Nations Principles for Responsible Investment.
O evento é realizado sob o patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itaú Unibanco, da Vale e do HSBC Brasil. Como apoiadores institucionais, estão a Global Alliance, UK Trade&Investment e a Brazilian Chamber of Commerce in Great Britain e o parceiro local é o Chartered Institute of Public Relations. Mais informações estão disponíveis no hotsite http://www.aberje.com.br/brday/london. Para outros dados, fale com Jéssica Souza (jessica@aberje.com.br) e ainda no telefone 11-3662-3990 - ramal 225/245 ou ainda com Paula Contim (paula@aberje.com.br).
1466
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090