Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

Comunicação global da Petrobras busca valores que conectam culturas

09/08/2012

Eraldo Carneiro, Gerente de Comunicação Internacional de Petrobras, e Carmen Vergara, Coordenadora de Comunicação e Marketing da Petrobras Chile, integraram o primeiro painel da 1ra  Jornada Brasileña de Comunicación Corporativa Chile – Brasil. O evento, uma versão latino-americana do projeto internacional Brazilian Corporate Communications Day, aconteceu neste dia 9 de agosto de 2012 no Grand Hyatt Santiago.

 

Carneiro: comunicação corporativa precisa estar centrada em propósitos e atitudes

 

Carneiro rememorou que foi em 2009 que a Petrobras chegou ao Chile. A atuação global da companhia pressupõe não haver fronteiras para a comunicação. Ainda que mantendo sua origem brasileira, a ideia é se conectar com todas as culturas, respeitá-las e valorizá-las. E os desafios são grandes, afinal trata-se de uma organização com reserva de 16 milhões de barris e mais de 80 mil empregados, com o status de ser a 5ª maior do mundo no setor de energia. O gerente destacou que o compromisso da Petrobras é atuar de forma segura e rentável com responsabilidade social e ambiental nos mercados nacionais e internacionais, oferecendo produtos e serviços adequados com os clientes. O posicionamento é impulsionado pelo desafio de proporcionar energia que pode gerar o desenvolvimento e garantir o futuro da sociedade com ética, competência, cordialidade e respeito a diversidade. “É a organização importar-se não só com o que faz, mas como faz”, arremata.

A comunicação corporativa da Petrobras está centrada em propósitos e atitudes, não só em informações, mas direcionada para ser uma empresa que não simplesmente faz serviços e produtos, mas transcende em valores que sejam importantes para a empresa e seus públicos. Carneiro explicou que este enfoque requer trabalhar com valores mais humanos, ou seja, mais hight touch e menos hight tech. Assim, pode-se criar uma reputação de grande confiança e valorizar mais a afetividade, a diversidade, a alegria e a proximidade.

Um exemplo prático deste trabalho foi uma campanha digital através da qual se criou uma comunidade virtual de chilenos, tanto com a finalidade para conhecê-los melhor como também para a Petrobras se apresentar e trabalhar no Chile a partir deste relacionamento. Os cidadãos colocavam pontos da cidade onde iam com frequência, os quais faziam parte de suas vidas, em um aplicativo como o GoogleMaps. Depois eles podiam criar um mapa próprio com suas rotinas e enviar imagens e textos. Posteriormente foi dada a possibilidade para os usuários comparar os seus mapas aos mapas de amigos, descobrindo novos lugares. Só depois desta campanha, em que a Petrobras descobriu como os chilenos viam e viviam o Chile, é que a empresa se apresentou com anúncios.

 

Petrobras entrou no Chile em 2009 pela aquisição da ExxonMobil e pela venda do lubrificante Texaco, diz Carmen

 

Carmen Vergara retomou a entrada no país em 2009 através da aquisição da ExxonMobil e pelo acordo pela venda do lubrificante Texaco e contou que tiveram que trabalhar com altas expectativas da sociedade, até mesmo em torno do grande porte da Petrobras. A preocupação foi construir um discurso de empresa de energia integrada no nível global, que trabalhava com regras claras e compromisso de longo prazo. Esteve entre suas tarefas um plano de relacionamento com os atores-chave, assim como press-trips de jornalistas chilenos para o Brasil. Uma campanha publicitária intensa foi veiculada para reafirmar os laços com o país e para expressar os valores brasileiros de alegria, cordialidade e proximidade – aliás, características que os próprios chilenos atribuem aos brasileiros, e também foi organizada a Copa Petrobras de Futebol.

1489

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090