A Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial iniciou na manhã desta terça-feira (5) a 1ra Jornada Brasileña de Comunicación Corporativa Argentina – Brasil, edição argentina da série Brazilian Corporate Communications Day. O evento é o quarto da série e o primeiro da América Latina. A edição que abre a série de 2012, 3º ano da iniciativa idealizada e realizada pelo diretor-geral da Aberje e Professor Doutor da ECA-USP, Paulo Nassar, tem patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Itaú-Unibanco e da Vale e é realizado em parceria com o Consejo Profesional de Relaciones Públicas de la República Argentina.
Juan Nicora, da Petrobras Argentina, dá início à 1ra Jornada Brasileña de Comunicación Corporativa Argentina – Brasil
O evento foi aberto por Juan Nicora, gerente executivo de comunicação da Petrobras Argentina, que apresentou as motivações da Petrobras no patrocínio ao evento e defendeu as oportunidades de aprendizado com as estratégias de comunicação bem sucedidas de empresas líderes e a importância do ambiente de networking qualificado.
O Prof. Dr. Paulo Nassar, enfatiza o intercâmbio qualificado de estratégias entre os países no ambiente global
Em seguida, Paulo Nassar apresentou a Aberje e a série Brazilian Corporate Communicatios Day, que este ano ainda passará pelo Chile, Itália, Portugal, Alemanha e Inglaterra e que deve chegar à Ásia e à África. Nassar ressaltou a singularidade do momento que o Brasil vive, alcançando o topo da economia e, com isso, elevando também o papel do comunicador, que precisa aprimorar uma visão global e uma capacidade de interpretação e sensibilização multicultural. Neste momento, é mister a criação de uma aliança-irmã entre Argentina e Brasil, na visão de Nassar.
O Presidente do Consejo Profesional de Relaciones Públicas de la República Argentina, Gustavo Pedace, seguiu-se a Nassar ressaltando o enriquecimento que o intercâmbio de estratégias leva à Argentina, abrindo espaço para o diálogo na postura dos dois países. Pedace ressaltou, ainda, as dificuldades de comunicação que as empresas enfrentam no contexto das regulamentações midiáticas. O momento de expansão da Argentina na Comunicação tem demandado a especialização no campo estratégico e, assim, a troca de informações e experiências foram os pontos ressaltados por Palace, que pontuou o interesse por mais iniciativas de iniciativas similares.
1530