Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

"O Brasil não é para amadores", dizem PMEs europeias

18/11/2014

De volta ao palco da Première Jornée de Communication d’Enterprise Brésilienne, edição francesa da série Brazilian Corporate Communications Day, a Professora da ESCP, Florence Pinot de Villechenon, fez uma rápida introdução ao estudo do Centre d'Etudes et de Recherche Amérique latine Europe/CERALE sobre pequenas e médias empresas, realizadas com 197 empresas europeias com atuação no Brasil.

 

 

O pesquisador associado da Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Humberto López Rizzo, apresentou tópicos da pesquisa. A competitividade e a abundância de oportunidades no Brasil são a principal razão de as empresas entrevistadas escolherem instalar-se no Brasil, segundo o estudo. Os entrevistados foram convidados a identificar os problemas e barreiras para o desenvolvimento do negócio, entretanto apontaram problemas como diferenças culturais, falta do domínio do idioma, variação cambial, foram apontados como facilmente contornáveis para o sucesso dos negócios.

O enorme mercado, o acesso a crédito, a inovação de produtos e serviços e os dispositivos de apoio público são apontados pelas empresas como os fatores determinantes para o bom desempenho no Brasil. Florence então fez uma comparação entre Brasil e México, apontando que “quando se vai ao Brasil, é para ficar no Brasil”. Dentre os depoimentos dos executivos entrevistados, a professora indicou que o volume de negócios e a percepção de um mercado exigente e profissionalizado. A frase “Le Brésil n’est pas pour des amateurs. Evites d’y aller la fleur au fusil!”, mencionada ao menos três vezes, indica o respeito pela cultura local como aprendizado imediato dos estrangeiros. 

A primeira parte da programação foi encerrada com um debate entre os palestrantes e plateia, mediado por Eraldo Carneiro, Presidente do Conselho Deliberativo da Aberje.

 

 

O projeto na França tem co-realização da ESCP Europe Business School e patrocínio master da Petrobras, além de patrocínio do Itaú, da Vale e da Bayer. A Accor é uma apoiadora oficial junto à AFP, tendo ainda suporte institucional da Global Alliance for Public Relations & Communication Management, da revista Época Negócios, do Jornal Valor Econômico e da Chambre de Commerce du Brésil en France. 

1944

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */