Em passagem por Paris, onde acontece no dia 18 de novembro de 2014 a 18ª edição do Brazilian Corporate Communications Day, a delegação multidisciplinar de representação institucional da comunicação empresarial brasileira, liderada pela Aberje, visitou a sede da Agence France-Presse, uma das três maiores agências de notícias do mundo.
O grupo composto por Professores Doutores e Livres-Docentes, pesquisadores, diretores corporativos e especialistas em comunicação, foi recebido pelo CEO e Presidente da agência, Emmanuel Hoog. Durante 30 minutos, o grupo debateu os objetivos estratégicos da Agence, as perspectivas brasileiras e os novos contextos da comunicação corporativa e produção de notícia, como as novas tecnologias, formatos mudanças no acesso, produção e consumo de notícia e expansão global. “A América do Sul e, especificamente o Brasil, é uma região com previsão de grande crescimento [na expansão da AFP]”, afirmou Hoog durante o encontro.
Após os debates, a delegação reuniu-se individualmente com o board de diretores e editores de diferentes áreas da Agência. Com Hervé Rouach, Editor-Chefe da Agence, o grupo conversou sobre a estrutura global de produção, edição e disseminação de notícias. Com uma rede de mais de 1500 jornalistas de 80 jornalistas, a agência se organiza em seis regiões (Europa-África, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África do Norte, América Latina, América do Norte e França).
Em seguida, Grégoire LeMarchand, Editor de Mídias Sociais, discutiu a importância da velocidade e credibilidade para a AFP. “Não queremos apenas ser os primeiros, mas ser os primeiros a estarem certos”. Listada entre as mais importantes agências de notícias do mundo, a Agence France-Presse, segundo conta LeMarchand, costuma ser consultada como referência, em meio ao ruído de informações que pode se estabelecer no ambiente digital. O editor encoraja a presença digital dos jornalistas em redes sociais como Facebook (numericamente mais expressiva) e Twitter (com maior poder de influência nas notícias) para catalisar a agilidade e credibilidade da Agence.
Djilali Belaid, Coordenador de Jornalismo, apresentou a estrutura de produção audiovisual. Os mais de 200 vídeos produzidos diariamente são editados nos seis idiomas adotados pela AFP: francês, alemão, inglês, árabe, espanhol e português. Originalmente B2B, a Agence estrutura seu negócio num modelo B2B2C, considerando as preferências da audiência dos clientes, como explicou Hoog. Assim, na área audiovisual, o diferencial adotado é a qualidade de captura e edição, tornando os vídeos suportes qualificados para os conteúdos produzidos editorialmente.
Diretor de Fotografia, Francis Kohn, é gestor de uma estrutura que produz mais de 3 mil imagens por dia, que ilustram capas dos principais jornais do mundo. Em períodos específicos, a Agence realiza mensurações para identificar alcance e relevância de suas imagens em coberturas pontuais. Franco-português, Frédéric Hugon fez questão de receber a delegação em português. O Chefe-Adjunto do Serviço de Infografia apresentou o processo de criaçãode videoinfografias. Os infográficos animados duram entre um e dois minutos e são produzidos pela equipe especializada bilíngue em uma semana, da pesquisa à finalização. Já os infográficos fixos, distribuídos para mídias de formatos diversos, são produzidos em seis versões diferentes, para suportes mobile como smartphones e tablets, mídia impressa e PC.
A série de reuniões foi encerrada com o Chefe do Departamento de Esportes, Vincent Amalvy, que discutiu com o grupo a relevância global do Brasil no tema e a bem-sucedida cobertura da Copa do Mundo, além de preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016.
Os encontros desta segunda-feira fazem parte dos chamados Media Day, encontros promovidos pela Aberje nas vésperas das edições do Brazilian Corporate Communications Day. “Como ação de soft power do Brasil, a Aberje planejou essas visitas, nas principais mídias do mundo, em cada cidade em que realiza os Brazilian Corporate Communications Day, para dar visibilidade aos aspectos mais profundos da comunicação ligada às empresas. O aprendizado é mútuo e ligado à comunicação intercultural, deixando clara a importância do alinhamento com a cultura local de cada país. É um aprendizado que transcende a comunicação”, afirma Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA-USP.
A delegação da Aberje se prepara agora pra a 1ère Journée de Communication d'Entreprise Brésilienne, que acontece nesta terça no ESCP Europe (79 Avenue de la République – 75011) em Paris. É a primeira edição da série Brazilian Corporate Communications Day realizada na França. No dia 21, o grupo realiza a terceira edição inglesa em Londres.
2160 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090