Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Aberje Editorial

Volume 6 da coleção Comunicação Interna vai ser lançado no 13º Mix Aberje

15/01/2013

A ação articulada e efetiva das empresas em seus cases de comunicação interna: este é o alvo principal da coleção “Comunicação Interna: a força das empresas” iniciada pela Aberje em 2003. Sob a edição da Aberje Editorial, os livros têm reunido desde então experiências inspiradoras de diversas organizações e também reflexões teóricas. E com o volume 6, em lançamento marcado para este mês de março de 2013, não é diferente: vão ser 12 textos de diferentes autores e origens de negócio em 110 páginas, organizados pelo Diretor Presidente da Aberje e professor-doutor da ECA/USP, Paulo Nassar.

No prefácio, Nassar retoma raciocínio proposto pelo escritor norte-americano William Faulkner para pensar sobre a centralidade do trabalho na vida humana – sobremaneira numa realidade em que a vida criativa de cada envolvido, ao invés de estimulada, acabe sendo sugada por um tempo destinado exclusivamente às metas e à produtividade. Resume ele: é um “lugar onde os objetivos, os rumos, as mudanças, as inovações – tudo isso expresso em números e percentagens que, na maioria das vezes, não são causas compreendidas pelos empregados”. Por isto, postula que a infelicidade é consequência justamente da eleição do trabalho como único centro da vida cotidiana e “ser apenas trabalhador é ser insustentável frente a uma realidade social que demanda pessoas que valorizam a criação, o humor, a intuição, as artes, as afetividades e as narrativas semeadas de paixão”.


 

Aliás, entusiasmo e paixão são as palavras essenciais utilizadas pelo administrador Carlos Parente, que atua como professor no MBA em Gestão da Comunicação Empresarial da Aberje/Eseg e como consultor empresarial no tema. Ele faz a apresentação da obra e sinaliza que as experiências selecionadas e reproduzidas são de fato inspiradoras, mas precisam ser adequadas a cada cenário e cultura organizacionais. A postura é: não há mágica além de conhecer bem o próprio público, ser honesto com a informação transmitida, planejar e mobilizar para a reflexão e a ação; estimular o senso de pertencimento e o orgulho e criar uma cultura de compartilhamento. Parente defende uma comunicação interna capaz de unir pensamentos, conjurar esforços e engajar espíritos por uma causa.

Neste volume da coleção, vai ser possível ver a gerente de Comunicação Corporativa da Dell Brasil, Ana Evangelista, em “Dell: referência no monitoramento das mídias sociais”; o gerente de Novas Tecnologias da IBM, Cezar Taurion, com “Convivendo com a geração digital”; a supervisora de Eventos e Comunicação da Fundação Fiat, Danielle Medrado Viana, no texto “Eventos Corporativos: uma estratégia de motivação”; e a diretora de Comunicação da Tetra Pak para o Brasil e Américas Central e do Sul, Elisa Prado, em “Comunicação face-a-face: a forma mais efetiva e moderna de engajar colaboradores e lideranças”. Já “O poder da Comunicação” é a contribuição de Fábio Pando, que liderava a equipe de Comunicação do Banco Santander na época da redação do texto e hoje é consultor estratégico na área; e “Comportamento online: como desenvolver políticas para o público interno” é a aposta de Gislaine Rossetti, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da BASF para a América do Sul.

Hélio Muniz escreveu seu artigo “O mundo novo e suas infinitas possibilidades” ainda quando ocupava posição na Gol Linhas Aéreas, e hoje ele é diretor de Comunicação Corporativa do McDonald´s no Brasil. Em “Hoje é preciso integrar gerações: um desafio para a comunicação interna das organizações”, o CEO de Operações da S2Publicom José Luiz Schiavoni deixa várias recomendações. A obra ainda conta com Juliana Marques, superintendente de Comunicação do HSBC Brasil, em “Desafios da Comunicação”; Marcello D’ Angelo, diretor de Comunicação do Grupo Camargo Correa, em “As redes sociais e o público interno”; Renato Gasparetto e Patricia Hofmeister, respectivamente diretor de Assuntos Institucionais e Comunicação Corporativa e consultora técnica na área de Recursos Humanos da Gerdau, em “Nosso sonho não tem fim: os 110 anos da Gerdau”; e ainda Valérie Adem, superintendente de Endomarketing do Itaú Unibanco, em “A comunicação que integra: a fusão Itaú-Unibanco”.

Luiz Márcio Ribeiro Caldas Júnior é o editor, com Cidinha Ramalho, Nara Almeida e Ceiça Campos na revisão do texto e Sandra Malta no projeto gráfico e diagramação. A revisão e adequação da normalização foi feita por Gisele Souza. O livro tem preço de capa de R$ 30,00. Os inscritos no 13º Mix Aberje de Comunicação Interna e Integrada, marcado para 15 de março de 2013 na capital paulista, ganham automaticamente um exemplar no dia do evento (veja mais aqui).

2522

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */