Pesquisa da consultoria Michael Page feita em cinco países (Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Brasil) indicou nesta segunda semana de agosto de 2012 as profissões mais promissoras dos novos tempos. Na lista, está o posto de gerente de relações governamentais como um dos que deve ampliar a contratação nos próximos anos. Com atuação em grandes empresas, em especial aquelas que são fiscalizadas por órgãos reguladores, como Anatel e Aneel, o nível de exigência desse cargo é alto: o profissional deve ter boa capacidade de comunicação, ao mesmo tempo em que precisa entender os detalhes burocráticos.
E exatamente neste período, mais precisamente na noite deste último dia 13 na Livraria Cultura em São Paulo/SP, a Aberje Editorial lançou mais uma obra da coleção “Grandes Nomes”. Trata-se do livro “Relações Governamentais & Lobby - Aprendendo a fazer”, do professor e consultor Gilberto Galan. Mais de 80 pessoas prestigiaram a iniciativa, confirmando o interesse pelo tema.
O diretor-geral da Aberje e professor-doutor da ECA/USP, Paulo Nassar, assina o prefácio. A entidade atua no tema desde a década de 80. Discussões entabuladas na época com Saïd Farhat, que depois vieram a gerar o livro “Lobby - O que é. Como se faz” também pela Aberje Editorial, foram pioneiras na busca por elucidação sobre o conceito e a atuação legítima da área. Matérias na revista Comunicação Empresarial foram outro passo de mobilização, seguidas de cursos livres e avançados, com especialistas nacionais e estrangeiros, bem como um módulo no Curso Internacional Aberje-Syracuse e um seminário especializado no MBA Aberje/Eseg. Em 2008, foi realizado o Programa de Relações Governamentais da Aberje e George Washington University; e em 2011 foi a vez do Seminário de Relações Governamentais. Ainda está em andamento o Comitê Aberje de Relações Governamentais, com encontros periódicos.
Livro de Gilberto Galan atraiu grande público ao lançamento
Para Jim Whittaker, ex-Vice-Presidente de Global Public Policy da HP, a publicação é oportuna diante das frequentes mudanças e da complexidade do mundo, ciando uma demanda por profissionais bem treinados e capacitados para erenciar as sensíveis relações com o governo. Adriana Machado, presidente e CEO da GE no Brasil, comenta que ainda é comum ouvir perguntas sobre o que são relações governamentais. A atividade, apesar de antiga, é ainda pouco conhecida e ainda atrai alguns preconceitos. Publicações que demonstrem boas práticas e ressaltem a importância de um trabalho transparente e ético são sempre bem-vindas, ajudando a construir o entendimento entre o público e o privado. A visão de Alessandro Carlucci, diretor-presidente da Natura, não é diferente: “uma relação transparente e de qualidade entre as diversas esferas do governo e a iniciativa privada é essencial para a superação dos desafios de nossa sociedade. O caminho que defendemos é o diálogo, dentro dos mais estritos padrões éticos”.
Entre os presentes ao lançamento, nomes como Elisa Prado (Tetrapak), Marcelo Mendonça (TAM), Odete Duarte (Rhodia), Jean-François Hue (Câmara de Comércio França-Brasil), Frederico Marchiori (Queiroz Galvão), Glauce Ferma (Michelin), Victor Celestino (Trip Linhas Aéreas), Marcos De Lucca (TelComp), Guilherme Pena (Coopersucar), Giovana Araújo (AMCHAM Brasil), Antonio Carlos Salles (Covidien), Angelica Rotondaro (University of St.Gallen), Stephen Buser (Swisscam), Letícia Lewis (RIM Blackberry), Liliam Cruz (Suzano), Renato Avanzi (ESPM), Shirley Emerick (Secretaria da Fazenda do Estado de SP) e Valéria Café (Andreoli MSL).
Profissionais de diversas empresas e consultores garantiram a obra na sessão de autógrafos
SOBRE O AUTOR - Galan desenvolveu longa carreira de executivo como diretor e VP de Assuntos Corporativos, Relações Governamentais e Comunicação em empresas como Kodak, Philip Morris/Kraft,Embraer, HP e Citigroup. É professor nos cursos de Pós-Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing e no MBA de Comunicação Corporativa da Aberje. É coautor de dois livros editados pela Aberje Editorial na série “Comunicação interna: A força das Empresas”. Membro do Conselho Deliberativo da Aberje, foi fundador e chairman do comitê de Public Affairs da Amcham-SP, além de atuar como conferencista e profissional de Interim Management.
A obra está disponível para compra no sistema on-line da Aberje Editorial neste link.
Eduardo Ribeiro (Jornalistas&Cia), Paulo Nassar (Aberje) e o consultor Gilberto Galan |
Odete Duarte, da Rhodia, e o autor | Jean-François Hue, da Spyrals, e Galan |
Marcelo Mendonça, da TAM | Frederico Marchiori, da Queiroz Galvão, recebe o autógrafo |
4708
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090