Na noite de amanhã, a partir das 19h, a Livraria da Vila receberá o lançamento do livro “O gerente comunicador: um guia prático da comunicação gerencial”, de José Eustáquio Oliveira de Souza (Taquinho).
Os cinco primeiros associados ou seguidores do perfil da Aberje no Twitter (@aberje) que confirmarem presença para o lançamento, ganharão um exemplar do livro. As confirmações devem ser feitas pelo e-mail confirmação@aberje.com.br com cópia para nara@aberje.com.br, mencionando a promoção. Os livros serão entregues na quarta-feira, durante o evento.
O mais recente volume da Coleção Grandes Nomes tem, segundo o autor, o objetivo de contribuir para tornar mais eficaz a missão de executivos e gerentes de preparar as organizações em que atuam para vencer os desafios a elas impostos pelas mudanças radicais da sociedade (e do mercado) contemporânea. Como? Por meio da utilização correta da comunicação social como instrumento estratégico de gestão nas ações de curto, médio e de longo prazo.
Síntese da experiência de mais de 30 anos de trabalho do autor na área da comunicação social – no setor público e privado - o trabalho sustenta suas observações e propostas na convicção de que a permanência lucrativa das organizações no mercado depende de três atitudes decisivas dos gestores: o olhar crítico e democrático para as mudanças que se operam no mundo, a confiança na força do papel do diálogo na solução de problemas e a disponibilidade para perceber e incluir a inovação como diferencial competitivo.
Comunicação como estratégia
Atravessado pelo excesso e complexidade das informações, o mundo contemporâneo exige dos gestores um olhar mais atento para o que ocorre à sua volta a fim de compreender os desdobramentos dos fatos que estão por detrás das mudanças contínuas que caracterizam nosso tempo. É o que, segundo José Eustáquio de Oliveira, possibilitará aos gestores o estabelecer relacionamentos adequados com as equipes que lideram. Esse é o caminho correto para que os líderes e suas equipes, juntos, entendam e analisem as empresas em profundidade. E, a partir daí, critiquem seus processos e métodos, proponham alternativas e se engajem verdadeiramente motivados como seus parceiros internos no cumprimento das estratégias, metas e planos pactuados com as empresas.
“A comunicação trabalhada como estratégia de gestão ajuda as organizações a corrigirem rumos, a prevenir incertezas do mercado competitivo e globalizado em que o mundo se transformou, e a buscarem os meios para a criação de valor e sustentabilidade dos seus negócios”, afirma o consultor de comunicação.
Além da reflexão sobre o tema, “O Gerente Comunicador – Um guia Prático da Comunicação Gerencial” dá dicas concretas para auxiliar os gestores a estabelecerem relacionamentos bem sucedidos com suas equipes, por meio da comunicação clara, objetiva e aberta e também pelo feedback dos empregados. São sugestões de comunicação que os ajudarão a superar desafios como a implantação de novas metodologias operacionais no chão da fábrica, a prevenção da segurança do trabalho, a gestão pela qualidade total e a melhoria da produtividade por meio de ações ambientalmente sustentáveis que impliquem economia de energia e eliminação de desperdícios. As reflexões e propostas alinhavadas no livro podem, também, contribuir decisivamente para o trabalho de profissionais das áreas de comunicação, de recursos humanos, de engenharia da segurança do trabalho e de gestão do planejamento estratégico.
Comunicação na prática
Para melhor atingir seus objetivos, o trabalho foi dividido em três partes.
A primeira apresenta uma reflexão sobre as mudanças cada vez mais radicais do ambiente empresarial contemporâneo, sua influência no mundo do trabalho e nas relações das empresas com empregados, acionistas, clientes, investidores, poderes públicos, fornecedores e com a sociedade em geral. Procura demonstrar, também, como as mudanças exigem um novo relacionamento entre liderança e liderados nas empresas, e o papel prioritário da comunicação como instrumento estratégico para promoção desse processo.
A segunda traça um pequeno paralelo entre Comunicação Institucional e Comunicação Gerencial, mostra suas semelhanças e diferenças. Também ressalta a complementaridade das duas abordagens, e demonstra a importância fundamental da contribuição de ambas como facilitadoras da gestão empresarial e para a melhoria contínua da boa imagem e da reputação da empresa junto aos seus diversos públicos: clientes, investidores, acionistas, fornecedores, empregados, Poderes Públicos, comunidade, imprensa e formadores de opinião.
A terceira parte é o Guia propriamente dito. Apresenta sugestões de como colocar em prática, de forma eficaz, a Comunicação Gerencial. O objetivo é ensinar a liderança a utilizar a comunicação como instrumento estratégico de gestão de maneira sistematizada para motivar e preparar suas equipes para contribuírem com o máximo de seus esforços para a superação das metas e objetivos das empresas e organizações em que trabalham.
Serviço
Lançamento do Livro “O Gerente Comunicador – Um Guia Prático da Comunicação Gerencial”
Data: 6 de outubro, às 19h30
Local: Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731, São Paulo)
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090