“Prêmio Aberje 2013: Reconhecimento que gera valor” é uma obra que reúne os cases vencedores do concorrido Prêmio Aberje do ano de 2013 e vem para preservar e tornar mais consistente as atuais práticas de sucesso da comunicação empresarial brasileira. O novo lançamento da Aberje Editorial foi levado a público no evento “Encontros que geram valor”, realizado no Espaço Sumaré na tarde de 6 de agosto de 2014.
É um livro para inspirar a busca de excelências e novas soluções que agreguem valor e abram espaços para os diálogos e as novas narrativas dentro das organizações. Com prefácio do então CEO do jornal Valor Econômico (hoje Presidente da Editora Abril), Alexandre Caldini, e orelha do ombudsman do Prêmio Aberje, Roberto de Castro Neves, traz depoimentos dos Comunicadores do Ano e o que eles acreditam ser essencial para o desempenho de um profissional no ramo. E ainda tem cases vencedores e todos os finalistas da 39ª edição do certame em suas 16 categorias. Mídias do Ano, Empresa do Ano e Jurados também recebem espaço no material.
Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA/USP, foi o organizador da obra e fez as boas-vindas aos presentes. Ele buscou dimensionar o esforço da equipe em torno da edição do material e o compromisso da entidade com a disseminação de conhecimento sobre comunicação empresarial no país e no exterior. Foram nada menos que 400 horas trabalhadas, envolvendo seis jornalistas e 50 colaboradores, para fazer um resumo dos 67 trabalhos, gerando 248 páginas de melhores práticas. “É uma forma prática de demonstrar que a comunicação é a nossa causa”, sintetizou.
Os “Comunicadores do Ano” receberam um espaço especial no encontro: André Senador, Diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil; Rejane Braz, Gerente de Comunicação do Itaú Unibanco; Helio Muniz, Diretor de Comunicação do McDonald’s Brasil; e Ricardo Viveiros, Presidente da Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação, estiveram em interação com a plateia.
A Gerente de Publicações da Aberje e editora do livro, Nara Almeida, atuou como moderadora do debate. Ela pontuou que o trabalho em torno da gestão do conhecimento e da inteligência comunicacional passa por diversas ações na estrutura da associação. O Centro de Memória e Referência, cujo acervo contem e disponibiliza os cases premiados ao longo do tempo – além de uma série de outras publicações e atividades, e a Aberje Editorial são instâncias complementares para exercer um dos pilares de atuação: o reconhecimento. Formalmente, essa meta é desenvolvida através do Prêmio Aberje, do Aberje International Award e do Prêmio Universitário Aberje, mas recebe atenção de toda a equipe para dar ainda mais visibilidade e mérito aos agraciados. O novo livro vai ser distribuído agora para formadores de opinião, jurados, universidades e ainda para a Biblioteca Nacional – tanto a unidade brasileira quanto a norte-americana.
Muniz falou dos desafios atuais da comunicação e destacou a necessidade da individualização do conteúdo num mercado de massa, não só do ponto-de-vista do público consumidor, mas até mesmo em assessoria de imprensa com tantos meios em circulação. Relações públicas, em sua visão, é o grande reforço do trabalho atual, com amparo do poder de replicação das redes sociais digitais. Para o diretor do McDonald’s, a diminuição das fronteiras entre comunicação e marketing é outro ponto que merece atenção, com desafio de trabalhar de maneira articulada e realmente complementar. Para Rejane, e sua opinião é baseada em experiência própria na turma em andamento do Curso Internacional em Comunicação Empresarial do convênio Aberje e Syracuse University, uma das maneiras de buscar superar o que o cotidiano do mercado impõe aos profissionais é a reciclagem permanente. São novos olhares agregados, sobretudo na tarefa de alinhamento de discurso e prática, embate diário sobre como a experiência real se aproxima da comunicação feita pela organização. Neste interim, Muniz acrescentou que está finalizando MBA em Marketing na USP e Senador inicia agora seu mestrado.
Viveiros, solicitado a apontar as qualidades de um profissional para obter reconhecimento na atualidade, lança mão de características universais e que estão longe de modismos ou impactadas por novas tecnologias. Em seu entendimento, responsabilidade, ética, capacidade intelectual e ousadia são itens fundamentais numa carreira e ganchos para sobreviver no futuro da área. Hoje, com todas as pessoas com meios de difusão em mãos, é preciso saber organizar conteúdos, e para isto precisa inteligência e perspicácia. A integração entre relações públicas, publicidade, promoção, merchandising e mídias sociais é evidente e, para ser orquestrada, precisa de um comunicador hábil. Nesse raciocínio, Senador exemplifica a apresentação dos novos automóveis, antes restrita a imprensa e clientes e hoje iniciada pelos funcionários. É um tipo de postura que vem na esteira da compreensão da alta gestão sobre o papel da equipe como embaixadores da marca. Na verdade, assinalou ele, o entendimento é ainda superior: sobre como é preciso ter uma atuação multi-stakeholder.
“Prêmio Aberje 2013: Reconhecimento que gera valor” teve Luiz Chinan como consultor editorial e Camila Sangregório como assistente de Produção. Jovanka Mariana de Genova, Mirella Kowalski Ferraz e Amanda Thiemi compõem a equipe do Prêmio Aberje. A redação foi responsabilidade da Retoque Comunicação, através dos jornalistas Luiz Chinan, Renata Domingues, Felipe Ogawa e Thiago Nassa. A revisão de textos e a normalização são de Nadia Rodrigues, Camila Sangregório e Gisele Souza. Silvina Gattone assina o projeto gráfico e a diagramação.
O livro já pode ser comprado diretamente no site da Aberje a preço promocional de R$ 30,00. Para mais informações, entre em contato com a Gerente de Publicações da Aberje, Nara Almeida, pelo telefone 11-3662-3990 ramal 236 ou pelo e-mail nara@aberje.com.br.
1809 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090