A agência mineira Hardy Design participa, a partir deste domingo, do Festival de Cannnes Lions, na França, a maior festa do mundo da criatividade na comunicação. Este é o segundo ano que a Hardy é selecionada para participar do festival através da participação da sócia Cynthia Massote como delegada da Abedesign, cumprindo o papel de trocar experiências com o mercado internacional e apresentar alguns cases de sucesso do design do Brasil. O evento acontece entre os dias 17 a 23 de junho e reúne mais de 9 mil delegações, 90 países e mais de 28 mil peças inscritas.
Neste ano, a Hardy Design irá concorrer ao prêmio Design Lions nas categorias pôster, logo design e sinalização. De acordo com Cynthia, a participação da Hardy reforça o reconhecimento pelo mercado internacional do trabalho desenvolvido pelos designers brasileiros. “Esta será uma oportunidade para que os designers brasileiros possam trocar experiências com o mercado internacional e apresentar alguns cases de sucesso do nosso país. Além disso, a visibilidade alcançada no festival servirá para sensibilizar ainda mais as empresas brasileiras no sentido de incorporar o design como diferencial criativo e estratégico em seus produtos, reforçando a imagem do Brasil como referência em inovação”.
Na categoria logo design, a agência foi inscrita com dois projetos, sendo a identidade visual para o festival Arte.Mov e também para a produtora cultural Tapioca. O Arte.Mov é um fórum de discussão sobre a cultura da mobilidade e teve como tema as "fronteiras de ruídos da cidade". Imagens de paisagens urbanas foram manipuladas formando novas topografias. O efeito foi criado a partir da digitalização sequencial das fotos em posições ligeiramente diferentes, provocando "erros” intencionais. O processo revela a fronteira entre o gesto humano e a tecnologia.
A logomarca criada para a agência Tapioca Cultura faz referência às raízes da empresa. A logo carrega em seu desenho a pluralidade cultural usando paisagens de areia presentes no artesanato nordestino. Uma tipografia exclusiva foi desenhada e funciona como uma máscara que revela cores e texturas variadas, transformando a identidade da empresa em algo múltiplo e dinâmico.
Na categoria pôster, o projeto inscrito foi o cartaz de divulgação do filme O Palhaço, do renomado ator e produtor Selton Mello. O filme fala sobre a história de um palhaço que vive uma crise existencial. Depois de ter crescido no circo, ele sonha com uma vida convencional na cidade.
“A ilustração da carteira de identidade foi tomada como um elemento para representar a dualidade que conduz toda a história do filme e do conflito interno entre os dois mundos que o palhaço tenta se conectar.”, detalha Cynthia.
Já na categoria sinalização, o destaque é o projeto desenvolvido para a sede administrativa da mineradora Ferrous. O projeto tem como premissas conceituais a flexibilidade e a transparência. O sistema criado é composto por suportes de acrílico e ventosas de fixação que permitem o reposicionamento das placas de acordo com a dinâmica da empresa. Nesse projeto o design se alia à arquitetura de interior, com seus panos de vidro, para criar um ambiente corporativo conectado e versátil.
Criada em 2004, a Hardy Design construiu um portifólio consistente e tem seus trabalhos premiados e publicados em livros e revistas nacionais e internacionais. A empresa foi premiada com medalha de ouro e bronze pelo Clube de Criação de Minas Gerais, em 2004, recebeu dois destaques na 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfica, em 2006, e foi premiada pela revista americana Print, em 2007. Em 2010 e 2011, teve seus trabalhos publicados pela editora alemã Taschen, na coletânea Logo Design, volumes 1, 2 e 3.
1639