O jornalista e tradutor Luiz Fernando Brandão ministrou a oitava aula do Curso de Comunicação Empresarial CIEE & Aberje, sobre o tema “Sustentabilidade – A comunicação Empresarial em tempos de incerteza, mudanças climáticas e redes sociais” - no dia 7 de novembro de 2011, em São Paulo. O coordenador executivo da área educacional da Aberje, James Heffernan, recebeu os participantes e fez a abertura do curso, que trouxe discussões sobre as diferenças no ambiente do negócio e a questão da sustentabilidade, traduzida por Brandão em uma outra palavra: futuro.
Brandão levantou questões que fizeram do mundo em que vivemos, um ambiente muito diferente do de 20 anos atrás, em todos os sentidos. Antes tudo ia dar certo; agora, nada mais é tão certo. As empresas pertencem cada vez mais à sociedade e, por isso, além das licenças legais, regulatórias, ambientais etc, elas têm que operar as licenças sociais. Pensando isso, a comunicação empresarial precisa estar atenta também as redes sociais presentes na vida de toda a sociedade, que é uma imensa oportunidade para o engajamento das partes interessadas.
Para ele, “hoje em dia, falar que alguém tem futuro, já está se falando que ele tem os atributos necessários para ser sustentável”. Isso porque a sustentabilidade é um alvo móvel, algo não tão certo, como o futuro o é perante tantas transformações, mas é algo ligado a atributos sociais, econômicos, e ambientais, como pode ser visto em alguns trechos da palestra de Brandão no vídeo a seguir:
Luiz Fernando Brandão é jornalista e tradutor com mais de 30 anos de experiência em comunicação, Brandão esteve por 14 anos à frente da comunicação da Aracruz Celulose (hoje Fibria). Seu foco está na gestão da identidade, imagem e reputação no contexto da sustentabilidade empresarial, e por isto atualmente presidente a consultoria in futuro. Com especializações em instituições como FGV-SP, Fundação Dom Cabral, Aberje/University of Syracuse e Berlin School of Creative Leadership, também é instrutor diplomado pelo Yoga Institute de Bombaim. Tem diversos artigos publicados e participações em livros sobre comunicação e sustentabilidade. É membro do Conselho Deliberativo da Aberje e do Comitê de Comunicação da Associação Brasileira de Celulose e Papel/Bracelpa, onde representa seu cliente Fibria. Em paralelo à carreira de comunicador em empresas e instituições como Shell Brasil e Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, traduziu obras de autores como Edgar Allan Poe, Vladimir Nabokov, Tom Wolfe e Jack London.
A próxima aula acontecerá a partir das 8h30min de segunda-feira dia 21 de novembro de 2011, no Espaço Sociocultural - Teatro CIEE (Rua Tabapuã, 445 - 1º andar - Itaim Bibi) em São Paulo/SP. Vai ser sobre Gestão Estratégica de Eventos, com Amauri Marchese. Uma semana após cada evento, os participantes poderão imprimir o certificado de participação, pelo portal de eventos do CIEE. Haverá estacionamento gratuito no local.
1709 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090