O Conselho Superior de Estudos Avançados/CONSEA da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo/FIESP realizou sua reunião de conselho no dia 19 de setembro de 2011, no auditório da sede da entidade em São Paulo/SP, promovendo o debate “Repensando o Brasil: A Regulamentação do Lobby". No encontro, foi lançada a revista Organicom Dossiê sobre Lobby, organizada pelo diretor-geral da Aberje e professor-doutor da ECA/USP, Paulo Nassar. A Aberje AV gravou um vídeo. Veja diretamente no YouTube pelo http://www.youtube.com/watch?v=F3kO84KFG7c ou clique na imagem abaixo.
Nassar comenta que “o tempo inteiro, os comunicadores empresariais no âmbito das 1000 maiores empresas do país estão trabalhando a comunicação da competência, da legalidade e da legitimidade das organizações – e é aí que entra a questão do lobby”. Neste ínterim, é que entra a questão das narrativas, sobretudo quando há quebra destas questões.
Sobre a revista Organicom, a professora-doutora da ECA/USP, Margarida Kunsch, explica que a escolha do tema “lobby” decorre do interesse em desmistificar um assunto tabu, no senso comum ligado à corrupção e ações excusas, e da importância de regulamentar a atuação no Brasil para aperfeiçoar os processos democráticos junto aos poderes constituídos. Os textos, captados entre pesquisadores, são uma contribuição genuína da universidade para esta discussão.
Também há depoimento de Wagner Mancuso, especialista no tema e professor-doutor da EACH/USP. O conteúdo integral tem 7min09s. A câmera e edição são de Emiliana Pomarico Ribeiro com coordenação de Paulo Nassar. A locução é de Alexandre Salvador. Mais informações do projeto podem ser obtidas no 11-3662-3990 ou no e-mail emiliana@aberje.com.br.
ORGANICOM - Através de densas discussões práticas e teóricas sobre o lobby, a revista busca entender esta atividade a partir de uma perspectiva estratégica, contrapondo-se ao "tabu" criado em torno do mesmo. Apresenta-se, desta forma, a atuação do lobby enquanto inserido em um sistema democrático, e como instrumento integrador entre organizações, setores governamentais e seus públicos. Discute-se também a importância do lobby para o exercício da democracia, partindo de análises históricas, políticas e sociais, em relação ao Brasil e ao mundo.
Em 249 páginas totais, a edição está composta por: Wagner P. Mancuso na entrevista; Espaço Aberto com Arlette Bouzon, Ana M. Suárez Monsalve, Tiago Mainieri e Eva Márcia Ribeiro, Depoimento de Sílvia Castanheira Oddone e Aguirre Estorilio Silva Pinto e ainda Resenhas de Mariângela Furlan Haswani, Ana Lúcia Romero Novelli, Luiz Alberto de Farias e Ary José Rocco Júnior e Pesquisa com Suzel Figueiredo. O dossiê está composto por textos de Antonio Esparcia Castillo, Fábio França, Maria Aparecida Ferrari, Asdrúbal Borges F. Sobrinho, Wagner P. Mancuso, Andréa Cristina Gozetto, Eduardo Carlos Ricardo, Patrícia C. Reis, Rodolfo Witzig Gutilla, Jordi Xifra, Ney de Lima Figueiredo.
1325 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090