O grupo de 18 estudantes norte-americanos da George Washington University concluem nesta segunda-feira (6) a disciplina “Amazon – a Frontier for Global Business Strategies and Sustainability” ,oferecida em parceria com a Aberje, ao longo de uma experiência de 9 dias do grupo no Brasil.
Os alunos passaram os últimos 3 dias em um barco, em companhia da ONG Saúde & Alegria, visitando comunidades tradicionais do Estado do Pará e se aprofundando na história, hábitos, costumes e características culturais das comunidades ribeirinhas Aña e Atodi. A criação sustentável de peixes no meio da floresta Amazônica, a fabricação de farinha de mandioca 100% orgânica, a produção de mel de duas espécies amazonenses de abelhas (o mel “Arapiaña”) são alguns dos exemplos de práticas sustentáveis que o grupo vivenciou na região.
Os alunos se integraram nas comunidades ribeirinhas e, com os nativos, dividiram refeições locais, jogaram futebol, caminharam no meio da mata, nadaram nos rios Arapiuns e Arapajós, ouviram canções e histórias da população local. Visitaram também a comunidade Vila Brasil, participando de uma festa junina para mais de 25 comunidades, contando a apresentação de grupos de danças de cultura local ao som de carimbó (popular tipo de música amazonense).
O grupo passou a manhã de hoje em Alter do Chão, cidade conhecida como a “Caribe Amazonense”, devido a beleza de suas praias, vegetação e pureza do rio que a banha. O grupo retorna de barco à Santarém na tarde desta segunda-feira (6), onde assistirão uma palestra com David Pompermaier, coordenador do projeto de Ecoturismo da ONG Saúde & Alegria, em que debaterão novas ideias e ações que possam contribuir com a geração sustentável de renda para as comunidades ribeirinhas nas quais a ONG atua. A viagem se conclui na noite de hoje e os alunos voltarão aos Estados Unidos onde desenvolverão papers e projetos sobre a experiência na Amazônia.
Veja também: Grupo de alunos da George Washington University visita Petrobras, Alcoa e Vale
Sobre os professores da GWU responsáveis pelo grupo
Mark Starik é professor e presidente do Departamento de Gestão Estratégica e Políticas Públicas da Escola de Negócios - Universidade George Washington (EUA). Possui estudos Políticas Sustentáveis e Gestão, Gestão de Stakeholders (particularmente nos setores de energia e turismo), ONGs & Sustentabilidade.
Fernando Robles é o diretor do Departamento de Negócios Internacionais da Escola de Negócios da George Washington University. Tem realizado pesquisas e consultorias em Marketing Global e Marketing Estratégico Regional.
Patrícia Kanashiro é professora adjunta e doutoranda da George Washington University. É graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e tem mestrado em Desenvolvimento internacional pela Pittsburgh University. Foi bolsista do programa Fulbright de intercâmbio educacional entre os Estados Unidos e o Brasil.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090