Rodolfo Guttilla, diretor de Assuntos Institucionais e de Relações Governamentais da Natura e presidente do Conselho Deliberativo da Aberje, foi um dos convidados especiais para a cerimônia de lançamento do livro “Relatório único: divulgação integrada para uma estratégia sustentável”, escrito por Michael Krzus e Robert Eccles. O evento, uma parceria entre Aberje e a editora Saint Paul, aconteceu no Museu de Arte Moderna de São Paulo no dia 4 de maio de 2011 e teve como atração a palestra de Krzus. No livro, a Natura é um dos cases mundiais selecionados.
Michael Krzus, James Heffernan e Rodolfo Guttilla no lançamento do livro "Relatório Único"
Guttilla relembrou que a empresa possui um Conselho Fiscal desde 1997, e já no ano seguinte instituía um Conselho de Administração. Em 2001, veio o primeiro Relatório de Administração, e em 2002 foi também produzido o Relatório de Responsabilidade Corporativa. Seu primeiro processo de relatoria integrada aconteceu em 2003. O trabalho envolve entabular diálogo com stakeholders, fazer uma gestão efetivamente sustentável, elaborar um plano de comunicação e estabelecer indicadores que nasçam da gestão e influenciem a estratégia, além de contemplarem o interesse manifesto dos públicos. A Natura criou em 2009 uma plataforma wiki para interagir com cerca de 1000 pessoas neste intuito. O entendimento é de um sistema de contínuo relato, com customização por público e periodicidade mais curta que os tempos tradicionais do mercado de capitais, baseado sempre num reporting participativo.
Entre os conteúdos do relatório está o atendimento dos princípios do GRI, como materialidade (impactos positivos e negativos na sociedade), inclusão de públicos de relacionamento, contexto de sustentabilidade e cobertura do relato. As normas da Comissão de Valores Mobiliários/CVM e Associação Brasileira das Companhias Abertas/ABRASCA, além dos princípios de comunicação transparente da Aberje. “A parte mais difícil é convencer o gestor a relacionar cada investimento de seus insumos com o impacto sócio-ambiental”, comenta Guttilla. Para ele, o relatório é muito mais que uma peça de comunicação, porque pode servir como excelente inspiração para todos os demais setores da organização.
O livro “One Report” teve tradução para português feita por Luiz Fernando Brandão, consultor de comunicação Corporativa da Fibria Celulose e integrante do Conselho Deliberativo da Aberje, e por Cristina Duarte. Veja sobre a cobertura do lançamento aqui.
1636 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090