A Aberje, como associação profissional e científica, marcou presença na 14ª International PR Research Conference, que aconteceu entre os dias 9 e 12 de março de 2011 no Holiday Inn University of Miami com o tema "Pushing the Envelope in Public Relations Theory and Research and Advancing Practice". O evento reuniu comunicadores de todo o mundo, que apresentaram suas pesquisas sobre temas diversos no âmbito das Relações Públicas. A Aberje AV gravou um vídeo. Veja diretamente no YouTube pelo http://www.youtube.com/watch?v=ztXT4s5929o ou clique na imagem abaixo.
Paulo Nassar (Professor Doutor da ECA-USP e Diretor Geral da Aberje), Mateus Furlanetto (gerente de Relações Públicas da Aberje) e Carolina Soares (diretora dos Cursos Aberje), representaram a associação, apresentando a pesquisa "O profissional de Relações Públicas no ambiente corporativo global". Além disso, a Aberje fez a entrega da terceira edição do International Aberje Award, premiando a Ph.D. Maria de Fatima Oliveira, cujo trabalho analisa as influências culturais no gerenciamento de crises, sob o título "Multicultural Environments and their challenges to crisis communication".
No vídeo, o professor e diretor da Escola de Comunicação da Universidade de Miami, Don Stacks, explica que a conferência foi formatada para pequenos grupos de aprofundada discussão de pesquisas em andamento no mundo. O evento ainda envolve algumas premiações, bastante concorridas, como no caso do Aberje Award. Ele ainda comenta que deseja muito receber trabalhos de autores latino-americanos que tenham como foco os problemas e preocupações da área de relações públicas na América do Sul. A próxima chamada de trabalhos será em novembro de 2011. Já Bob Grupp, CEO do Institute for Public Relations – uma das entidades patrocinadoras da conferência e que reúne farta fonte de consulta sobre melhores práticas no tema, enfatiza que esta é uma oportunidade de fazer uma ponte entre a comunidade acadêmica e a profissional. A professora da PUC-RS, Ana Maria Steffen, também esteve presente na conferência e retoma, em seu depoimento ao vídeo, pesquisa feita com 200 profissionais sobre a ética na profissão de RP, incluindo ai o comportamento no ambiente digital.
A ganhadora da edição 2011 do Aberje Award, Maria de Fátima Oliveira, explica que seu trabalho foca nos níveis de competência cultural dos profissionais de RP nos momentos de crise a partir de 25 profissionais entrevistados. Entre os resultados mais interessantes, ela constata que, ao mesmo tempo em que se tem consciência de que cultura afeta a comunicação, os profissionais atestam não ter o conhecimento necessário, ou então priorizam a diversidade ligada somente a povos latinos. Isto demonstra um espaço de qualificação para um mercado global com múltiplas situações de crise.
O conteúdo integral tem 9min06s. A câmera é de Mateus Furlanetto, com edição de Emiliana Ribeiro sob coordenação de Paulo Nassar. Mais informações do projeto podem ser obtidas no 11-3662-3990 ou no e-mail emiliana@aberje.com.br.
1245
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090