Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Aberje AV

Veja o que foi discutido no Seminário de Gestão Cultural da Aberje

15/03/2011

O 1° Seminário Aberje de Gestão Cultural: Realidades e Perspectivas foi realizado no dia 28 de fevereiro de 2011, reunindo mais de 350 pessoas em auditório do MASP na capital paulista. Confira neste vídeo a cobertura do evento - A Aberje AV gravou um vídeo com os convidados. Veja diretamente no YouTube pelo http://www.youtube.com/watch?v=wOalAy2KLhY ou clique na imagem abaixo.

Paulo Nassar, diretor geral da Aberje e professor da ECA/USP, entende que a gestão cultural é um tema fundamental para que a empresa demonstre comprometimento com o país e com as pessoas. Ele explica que a entidade tem buscado trabalhar questões que se inserem nas novas interfaces da comunicação nas organizações, como a gestão cultural e a memória. Eduardo Saron, diretor superintendente do Itaú Cultural, acredita que é fundamental que as empresas tenham relacionamento com a cultura, ainda mais no século XXI em que as pessoas são produtoras, além de consumidoras de cultura – na perspectiva de muitos para muitos. Danilo Miranda, diretor do SESC São Paulo, explica que sua proposta de debate é discutir a questão cultural como central da sociedade, como uma espécie de objetivo de desenvolvimento sócio-cultural das pessoas. Neste sentido, ações e perspectivas colocadas na ação cultural do cotidiano devem sempre levar em conta a melhoria da vida, permitindo entender melhor a realidade a sua volta, numa ideia de educação permanente. A jornalista Ana Paula Sousa, da Folha de S.Paulo, tentou mostrar que o relacionamento com a imprensa está muito ligado à verdade do patrocínio, entendido como uma relação efetiva com o produto patrocinado e seu interesse público – o que encaminha o reconhecimento dos jornalistas para a ação cultural. Taís Reis, gerente setorial de Patrocínio Cultural da Petrobras, teve o desafio de debater a legitimidade no tema, como derivada da ação no dia-a-dia a partir de uma política consistente de atuação, que existe após ouvir as necessidades da sociedade.

Também deixaram depoimento a gestora de Cultura da Casa Fiat de Cultura, Ana Vilela; Alfons Martinell Sempere, diretor da Cátedra Unesco "Politicas Culturales y Cooperación" e professor da Universidad de Girona; José Teixeira Coelho Neto, curador-coordenador do MASP; Clotilde Perez, professora da ECA/USP; Maria Arlete Gonçalves, Diretora de Cultura da Oi Futuro; Marcelo Mendonça, diretor do Centro Cultural do Banco do Brasil; e também Mário Mazzilli, gerente geral da CPFL Cultura. O conteúdo integral tem 14min20s. A câmera e edição são de Emiliana Pomarico Ribeiro, sob coordenação de Paulo Nassar. Mais informações do projeto podem ser obtidas no 11-3662-3990 ou no e-mail emiliana@aberje.com.br.


 

 

Leia ainda as matérias de cobertura do Seminário:

- Diretrizes e alinhamento são importantes no patrocínio;

- Gestão cultural trabalha pela transcendência e legitimidade;

- Práticas dos institutos culturais são debatidas.


 

1392

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */