Em 27 de agosto de 2010 ocorreu em São Paulo a 2° Audiência Pública sobre as novas diretrizes curriculares do curso de Relações Públicas. Na audiência, estiveram presentes a equipe técnica do MEC, a sociedade civil, as comunidades acadêmica e profissional e a Comissão de Especialistas, formada por Margarida Kunsch, Cláudia Peixoto de Moura, Esnel Fagundes, Márcio Simeone, Cida Ferraz, Paulo Nassar e Ricardo Freitas. Após o término das cinco audiências que ocorrerão pelo Brasil, a comissão será responsável pela articulação nacional dos trabalhos de renovação da grade curricular do Curso de Relações Públicas. A Aberje AV esteve presente e gravou um vídeo com participantes da ação. Veja diretamente no YouTube pelo http://www.youtube.com/watch?v=3kpVjhJJc74 ou clique na imagem abaixo.
Paulo Nassar, diretor-geral da Aberje e integrante da Comissão, explica que as audiências têm por objetivo colher opiniões de professores, alunos e todos que têm interesse na evolução da profissão de relações públicas no país. Para ele, é “um momento de ouro” da área, em que têm que atender as grandes demandas das empresas e instituições, daí que é fundamental a participação nos cinco grandes encontros – Recife, Manaus e Brasília ainda serão realizadas. A professora da ECA/USP e presidente da comissão, Margarida Kunsch, avalia que o nível da participação e das contribuições foi bastante expressivo. O professor da UERJ Ricardo Freitas também entendeu a ocasião como produtiva, dado o teor propositivo dos participantes. A professora Claudia Peixoto de Moura, outra integrante e professora da PUC/RS, ressalta que o MEC precisa ouvir todas as sugestões e com estas oportunidades de debate o país vai ouvir mais sobre esta profissão tão importante. Ainda deram depoimentos o diretor de Relações Institucionais da Alcoa Alumínio, Nemércio Nogueira; o professor da UFAM Esnel Fagundes; o professor da UFMG Márcio Simeone; a professora da UNEB Cida Ferraz; e o professor da Universidade Metodista Paulo Ferreira.
A Comunicação Social será ainda a grande área de conhecimento, mas a tendência é a separação das habilitações em cursos específicos. A representante do Ministério da Educação, Cleunice Rehen, destacou que a manifestação de todos os interessados sobre o perfil do profissional de RP que hoje é necessário e sobre que mecanismos devem formatar sua formação vai ser a base da sistematização das alterações. As contribuições podem ser enviadas também por e-mail – consulta.rp@mec.gov.br até o dia 15 de setembro.
O conteúdo integral tem 9min55s. A câmera e edição são de Emiliana Pomarico Ribeiro, sob coordenação de Paulo Nassar, com locução de Mariana Szocs. Mais informações do projeto podem ser obtidas no 11-3662-3990 ou no e-mail emiliana@aberje.com.br.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090