A Profa. Dra. Pollyana Ferrari, da PUC-SP e instrutora dos cursos Aberje, lançou em junho de 2010 o livro "A força da mídia social", resultado de sua tese de doutorado na USP, relatando o longo trabalho da jornalista com Internet, na qual atua desde 1995, com passagens pela Época Online, iG, Globo.com, entre outras. Pollyana Ferrari participou do Diálogo Aberje Universidade, respondendo perguntas relacionadas ao uso e as consequências das novas tecnologias e da mídia social. Veja diretamente no YouTube pelo http://www.youtube.com/watch?v=tGWQ-tseWCM ou clique na imagem abaixo.
Pollyana Ferrari é diretora da Polipress Cooperativa Digital e consultora de empresas na área de gestão de conteúdo, arquitetura da informação e portais corporativos. Jornalista formada pela PUC/SP e mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP, há 20 anos atua no mercado editorial de informática, tendo dedicado os últimos 13 anos à Internet. Professora da PUC-SP, onde ministra aulas no Curso de Jornalismo e Multimeios, na graduação, e no curso de Design e Jornalismo Online na Pós-graduação. Ela ministra curso de blogs corporativos, de redes sociais e de portal corporativo na Aberje.
Ela conta que o processo em que chegou ao jornalismo digital tem mais de 20 anos, como usuária – como a terceira mulher a acessar o BBS da Mandic. Foi uma paixão por tecnologia que permaneceu, cobrindo o setor depois de sua graduação na área. Então ela começou a querer estudar o tema e compartilhar isto com outros jornalistas, começando também a lançar livros. A última obra aborda a construção coletiva das narrativas em jornalismo por meio das redes sociais, como plataforma de intermediação. A efemeridade das mídias digitais faz a pesquisadora pensar sobre como reter memória neste turbilhão informativo, e aí a tecnologia ajuda com a guarda de conteúdos por palavras-chave, por exemplo. Pollyana responde várias outras questões no vídeo, sobre transparência real ou utópica nas redes, uma avaliação do recurso de cidadãos-repórteres, as exigências de multidisciplinaridade e multidimensionalidade para o comunicador multimídia que tem 8min05s. A câmera e edição são de Emiliana Pomarico Ribeiro, com entrevista conduzida por Nara Almeida, sob coordenação de Paulo Nassar. Mais informações do projeto podem ser obtidas no 11-3662-3990 ou no e-mail emiliana@aberje.com.br.
1066
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090