“Diagnóstico, Monitoramento e Avaliação de resultados na Comunicação Corporativa” foi o tema de mais um novo curso na programação da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial em 2010. A demanda crescente pela mensuração de resultados acabou por propiciar a proliferação de medidas e índices que, na maior parte das vezes, concentram-se exclusivamente na avaliação e medição, produzindo uma clara ruptura entre o diagnóstico e o tema em questão. Quem tratou do assunto foi a socióloga Cristina Panella no dia 24 de fevereiro. Participantes da atividade e a própria ministrante participaram de uma gravação da Aberje AV com depoimentos sobre a validade da experiência. Veja o conteúdo direto no YouTube - http://www.youtube.com/watch?v=Or8ZD5NN5zU ou clique na imagem abaixo.
Cristina Panella é doutora em Sociologia com ênfase em Comunicação pela Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales, mestre em Formação à Pesquisa (E.H.E.S.S.) e mestre em Antropologia Social (Université René Descartes - Sorbonne). Com experiência nacional e internacional na área de consultoria de comunicação, marketing, pesquisa de imagem, mercado e de opinião, dirige a CDN Estudos & Pesquisa, empresa de inteligência em pesquisa, do grupo CDN além de ministrar cursos e palestras em diferentes instituições.
Para ela, “a pesquisa invadiu a Aberje”, com levantamento de todas as questões de contribuição para mensuração de resultados, elaboração de diagnósticos mais consistentes com ações mais eficazes, além da própria criação de índices. Clarissa Daroit, analista de comunicação da Stemac Grupos Geradores, refere que o objetivo de participar foi contribuir para mensuração da comunicação interna, assumindo o desafio de encontrar métodos de medir e estabelecer as melhores soluções. “O curso está realmente proporcionando uma nova visão, de reinventar a comunicação, de forma a ter mais dimensões para analisar o trabalho e propor outras soluções a partir da percepção, analisando imagem e reputação e entendendo cada vez mais os nossos públicos”, relata. Andréa Carolina Veras, jornalista e delegada da Polícia Civil de Pernambuco, buscava um instrumento de avaliação de imagem da atividade policial e também da percepção de segurança do cidadão, dentro de sua tese de doutorado em andamento na PUC São Paulo, e foi exatamente no que o curso contribuiu. O conteúdo integral do vídeo tem 2min30s. A direção e coordenação são de Paulo Nassar, com câmera e edição de Emiliana Pomarico Ribeiro. Outro participante deixou seu recado por escrito: para Olavo Lemos Calaça das Neves, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, “o curso foi bem ministrado. Deu um panorama muito eficiente abordando de maneira sistêmica o processo da avaliação e mensuração".
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090