Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Aberje AV

Aberje promove trabalho voluntário em catástrofes

15/01/2010

Fenômenos naturais como terremotos, fortes chuvas, entre outros, têm atingido diversas regiões do Brasil e do mundo, causando prejuízos sociais, ambientais, econômicos e humanos, tal como o episódio recentemente acontecido no Haiti, que já reúne mais de cem mil mortos. A mídia vem reportando várias catástrofes, mortes e desabrigados. Enquanto isso, a psicoterapeuta Profa. Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri desenvolve um trabalho voluntário com um grupo de psicólogos, propondo fazer um atendimento in loco a estas pessoas afetadas pelos desastres, para que elas não sofram consequências traumáticas. Com isso, a Aberje gostaria de compartilhar estas ações com seus associados e solicitar a sua colaboração.

No dia 28 de janeiro, a Profa. Dra. Ana Zampieri realizará o primeiro encontro do evento “Comunicadores sem fronteiras” na Aberje, para discutir sobre o seu trabalho e falar sobre os programas de ajuda humanitária. O objetivo é buscar nos comunicadores empresariais um apoio na disseminação de conhecimento à população a respeito de sintomas, do que deve ser feito e de como procurar ajuda nestas situações. Para saber mais sobre o projeto, assista depoimento em vídeo dado pela professora ao Aberje AV. Veja o conteúdo direto no YouTube - http://www.youtube.com/watch?v=0EJ72uTGnaU ou clique na imagem abaixo.

Ela relata que as primeiras necessidades para atendimento a vítimas de catástrofes são de alimentos, móveis, agasalhos e medicações. Mas de seis semanas a até seis anos após estas situações, com várias perdas de vida, de referência de moradia e identidade geográfica, podem aparecer sintomas de stress pós-traumático, nem sempre relacionados pelo paciente à causa original. São quadros psicológicos e psiquiátricos que podem ser instalados; então, a oferta é de um trabalho de prevenção primária.

Ana Zampieri possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Psicologia Clínica na mesma instituição. Tem 31 anos de experiência na área de Psicologia Clínica, Preventiva e Educacional, com pós-graduação em Psicodrama, Terapia Sexual, Terapia de Casais e Famílias e Terapia em EMDR. Coordena cursos de pós-graduação e é professora e supervisora em Psicodrama, Terapia Sexual e Terapia de Família na Universidade Católica de Goiás e na Interpsi em Brasília, além de atividades na capital paulista. É consultora de vários projetos na Associação Saúde da Família.

Para fazer parte do grupo dos “Comunicadores sem fronteira”, basta fazer a sua inscrição no evento, que tem vagas limitadas, preenchendo o formulário aqui.

Mais informações com Emiliana Pomarico pelo emiliana@aberje.com.br ou no 11-3662-3990 O evento ocorre dia 28 de janeiro, às 10:00, no auditório da Aberje - Av. Angélica, 1757 – 12° andar – Higienópolis, São Paulo- SP.

2129

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */