O “Diálogos Aberje Universidade”, realizado pela Aberje AV (Núcleo Audiovisual), gravou depoimento dos professores Maria Aparecida Ferrari e Fábio França, no lançamento do livro “Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos”, editado pela Difusão. Veja diretamente no YouTube pelo http://www.youtube.com/watch?v=CPQshHTmniY ou clique na imagem abaixo.
Maria Aparecida Ferrari possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, graduação em Relações Públicas pela Faculdade Anhembi Morumbi, mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da USP. De 2001 a 2008 foi Diretora da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, onde hoje é coordenadora do Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Atua como membro dos Conselhos Editoriais de publicações como Strategic Communication Journal e Organicom. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, ensino de relações públicas, cultura organizacional, administração de crises e projetos experimentais.
Professor pesquisador do Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, Fábio França é pós-graduado em Relações Públicas na PUC/RJ. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação-RP pela ECA/USP, formou-se em filosofia, psicologia, teologia e fez ainda especialização em Programação Neurolingüística, em sistema de radiodifusão e ensino a distância. Ganhador de vários prêmios nas áreas de comunicação e RP, inclusive, o de Opinião Pública e o Prêmio Vera Giangrande, concedido pelo Conrerp 2ª Região SP/PR em 2007. Com ampla experiência como executivo em empresas nacionais e multinacionais, atuou na implantação de programas de Qualidade Total, de comunicação com empregados, de assuntos corporativos e de programas de visitas. Como docente, tem participado de cursos de pós-graduação lato sensu na ECA/USP, na PUC/SP, e em cursos de graduação de outras universidades brasileiras, e ainda de eventos internacionais, como conferencista. Co-autor, com a Dra. Sidinéia Gomes Freitas, do “Manual da Qualidade em Projetos de Comunicação”, publicou em 2004 o livro “Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica Business relationship”e foi ainda co-autor com Gutemberg Leite da obra “A comunicação como estratégia de recursos humanos” em 2007.
Cida Ferrari assinala que uma das funções mais importantes do profissional de RP é ser analista de cenários, olhando os ambientes interno e externo para originar um diagnóstico que embase ações de comunicação da empresa para com seus diferentes públicos. Fábio destaca a importância do conhecimento dos públicos, porque muitos programas de comunicação perdem efetividade porque são feitos sem levar em consideração a especificidade de cada público – que tem sua maneira de sentir e ver a empresa. O mapeamento de públicos com os objetivos e estratégias e a determinação de ações para cumprimento dos objetivos estão entre as atividades do RP, para então partir para mensuração de resultados. O RP Orpheu Cairolli, diretor da ECM Consultoria Estratégica, foi o mediador das palestras e também deixou registrados os seus comentários. Para ele, é relevante analisar a história dos conceitos ao longo do tempo, e exemplificou no vídeo o desuso de expressões cotidianas, mostrando a influência das questões culturais para compreensão de mensagens disseminadas, ainda mais numa diversidade de segmentos de negócio e de públicos de interrelação. A subjetividade humana é a consideração que precisa ser feita para diferencial nos trabalhos. Veja ainda o texto de cobertura do evento - http://www.aberje.com.br/acervo_not_ver.asp?ID_NOTICIA=2039&EDITORIA=Estudantes .
O conteúdo integral tem 6min10s. A câmera e edição são de Emiliana Pomarico Ribeiro, com locução de Fernanda Peduto e produção de Bárbara Zachi, sob coordenação de Paulo Nassar. As edições anteriores, nesta ação de aproximação do mercado com as pesquisas e orientações acadêmicas em linguagem de vídeo, tiveram a presença de Massimo Di Felice, Eugênio Bucci, João Curvello, Mitsuru Yanaze, Karen Worcman, Suzel Figueiredo,Evandro Ouriques, Marilene Lopes, Marlene Marchiori, Maria Aparecida de Paula e Paulo Nassar. Mais informações do projeto Diálogos podem ser obtidas no 11-3662-3990 ou no e-mail barbara@aberje.com.br . Já sobre o Núcleo Audiovisual da Aberje, converse pelo emiliana@aberje.com.br .
1928
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090