O resgate e a conservação da memória empresarial - conjunto de sensações, lembranças e experiências que as pessoas guardam de sua relação direta com uma empresa – é hoje um dos maiores patrimônios das organizações. No contexto atual, memória é reputação - quando bem utilizada, traz inúmeros benefícios à organização e contribui para aproximar relacionamentos e públicos de interesse. Esta é a perspectiva do curso “Como Transformar a Memória Empresarial em ferramenta de gestão”, realizado pela Aberje no dia 25 de setembro de 2009 e desenvolvido pelas historiadoras Beth Totini e Élida Gagete, onde o Núcleo de Linguagem Audiovisual da entidade esteve presente para gravação de depoimentos. O vídeo está disponível no YouTube - www.youtube.com/watch?v=AmiBa2Ny0u8 e também pode ser visualizado clicando na imagem abaixo.
Beth Totini é Historiadora graduada pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Arquivística e Documentação pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) - USP e fundadora, sócia e Diretora de Produção da Memória & Identidade, consultoria especializada em memória empresarial e gestão de documentos e informações. Atualmente, atende a organizações como Basf, Bayer, Belgo, Camargo Corrêa, Corn Products Brasil, Dow, Hokko, Ipiranga, Milenia, Multibrás, Natura, Philips-Walita e Suzano, entre outras. Já Élida Gagete é Gerente de Desenvolvimento de Projetos da Memória & Identidade, historiadora graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em Arquivística e Documentação pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) - USP
A instrutora Élida Gagete comenta que os gestores se vêem no desafio de iniciar um projeto de memória empresarial e não sabem por onde começar. A estruturação do curso então esteve baseada em cases para oferecer um benchmarking . Beth Totini, que dividiu a condução do curso com Élida, acrescenta a oportunidade de discussão de caminhos e estratégias para reconhecer e alavancar o produto ou ação de memória, com políticas de gestão sistemática que vá além da celebração e dos “aniversários redondos”, entre todos os participantes. A consultora da Tutorys, Rosa Berto, buscava agregar conhecimentos na área e organizar sua própria experiência, onde a conversa mais sistematizada enriquece bastante este processo de trabalho e do próprio networking. Alcino Brasil, do Banco do Nordeste, comenta que estão finalizando a proposta de montagem do acervo histórico do banco e foi possível ver vários conceitos e sugestões para preparar o projeto da melhor maneira.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090