Bagagens no porta-malas, pneus calibrados, tanque cheio, tudo revisado. Lá vai você rumo ao destino planejado. Mas, ao longo da viagem você começa a perceber que a paisagem está se tornando desagradável, o asfalto acidentado demais e o tráfego excessivo e perturbador. Nada disso confere com seus planos. Seu carro já está ficando literalmente arrebentado e você, então, decide buscar outro caminho. “Ainda bem que todas as estradas têm retornos!”, suspira.
Quem já esteve em uma situação parecida sabe que, ainda que demore um pouco e nos dê mais trabalho, sempre há uma forma de retornar.
Assim, é também na vida. Você tem possibilidades de se refazer de qualquer situação, replanejar tudo e continuar sua viagem quantas vezes for necessário. É claro que, se você causar ou sofrer algum acidente de percurso, terá de arcar com todas as suas consequências, mas a chance de corrigir a rota sempre existirá.
Quem já precisou de auxílio nessa estrada sabe da importância de recebê-lo na hora certa. Os primeiros-socorros salvam vidas. Carinho, atenção, compreensão, amor e, quando necessário, impregnado de tudo isso, um bom chacoalhão para evitar que você durma ao volante e volte à realidade. Esses companheiros de estrada são aqueles em quem realmente podemos confiar e, felizes devemos nos considerar por nossas estradas terem se cruzado. São os nossos amigos de verdade.
É fundamental para o fluxo perfeito dessa estrada que você também esteja atento às necessidades alheias. Saiba agir no momento certo e não apenas quando for cobrado. Até porque, muitas vezes, as pessoas não lhe farão cobrança alguma. Caberá a você reconhecer e aproveitar as maravilhosas possibilidades de exercitar uma das maiores virtudes do ser humano: a generosidade. Ela tem o poder de fazer você crescer muito. Tanto quanto verdadeiro for o sentimento de amor que a promover.
Muitas vezes motoristas desatentos não enxergam o que se passa pela estrada com a amplitude e a clareza necessárias. Trafegam apenas apreciando o entorno, como se dirigir também não implicasse responsabilidades. Ou então, o fazem “pré-ocupados” com algo que não deveria lhes causar preocupação, deixando de dar atenção ao que realmente importa.
Se você anda procurando a melhor estrada para trilhar na vida, saiba que há muitas e elas se interligam de alguma forma. Todas o conduzirão, mais cedo ou mais tarde, ao mesmo lugar. Mas, se ficar perdido pelo caminho não for sua intenção, fique atento. Algumas vezes a vida o direciona a um lugar específico, e lhe cabe estar preparado para entender a sinalização. Outras, faz com que você tenha de exercitar seu senso de direção e deixa a escolha por sua conta. A vida não vem com GPS nem nos oferece um roteiro definido. Temos liberdade para escolher nossa própria rota.
Para fazer com que sua viagem seja produtiva e gratificante é preciso, antes de mais nada, escolher o próximo destino. Sua definição clara é o sinal de os primeiros traços de seu mapa que já tiveram início. Sua consciência é seu melhor navegador, por isso, mantenha esse contato, ela sabe exatamente como chegar lá.
A estrada certa é aquela de onde derivam todas as outras. Quando encontrá-la, aparentemente não será muito diferente de tantas que você já percorreu. Porém, dirigir por ela, lhe dará a viva sensação de estar desfrutando de uma bela paisagem, uma pavimentação perfeita e um fluxo organizado e tranquilo.
Você poderá até estranhar o fato de existir apenas uma via. Mas, não se preocupe, você não terá motivo algum para procurar o retorno.