Ano 8
Nº 27
2º Trimestre de 1998

 

[Home-page] [Publicações] [Artigos]

 

O tempero da criação

     

Política de investimentos culturais da Copene estimula a invenção, traz a público produtos de qualidade e insere a marca da empresa na cultura da Bahia.

A Copene - Companhia Petroquímica do Nordeste é a central de matérias primas do Pólo Petroquímico de Camaçari (BA), onde produz eteno, benzeno, para-xileno e propeno. Produz também um arrojado programa de apoio e incentivo cultural, que já virou tradição na Bahia. A empresa tem sua marca ligada à restauração de vários monumentos de comprovado valor arquitetônico e cultural em Salvador - como as igrejas de Santana e Conceição da Praia, o terreiro de Menininha do Gantois, a estátua de Castro Alves e os telhados do Museu de Arte Sacra.

Por 10 anos consecutivos a Copene patrocinou o Troféu Caymmi, uma ação cultural responsável pela revelação de artistas como Gerônimo, Margareth Menezes, Edson Gomes, Daniela Mercury e Wilson Café. Ao deixar de patrocinar o Troféu Caymmi, a empresa criou, no final de 1995, o Prêmio Copene Cultura e Arte, com a intenção de ampliar o seu apoio também às áreas de artes plásticas e literatura, além da música.

 
Mão na roda

Se qualidade sempre foi a característica maior dos patrocínios culturais da Copene, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura, batizada na Bahia de FazCultura, possibilitou aumentar o número e a envergadura dos projetos apoiados. O foco da política cultural da empresa é destinar mais recursos à produção cultural baiana. Além do patrocínio à produção de CDs, exposições de artes plásticas e publicação de livros (que participam do Prêmio Copene Cultura e Arte), a companhia passa, a partir deste ano, a direcionar recursos para outra áreas culturais, como o cinema.

Com as possibilidades abertas pelo FazCultura, foi criada uma nova marca - Copene Cultura e Arte Especial - com o objetivo de patrocinar projetos culturais relevantes que exigem maior investimento de recursos. Nessa linha estão os documentários sobre Pierre Verger, sobre Lúcia Rocha (mãe do Glauber Rocha) e o apoio ao Panorama Percussivo Mundial (Percpam), já em sua quinta versão.

Investir no mercado cultural baiano é uma atitude importante para a Copene. Em 1998, a empresa estabeleceu como condição sine qua non para a apreciação dos projetos a ela encaminhados a aprovação do Fazcultura. "Essa providência aumentou nosso raio de ação", explica José Cerqueira Filho, gerente de comunicação da empresa. O Percpam, ocorrido no Teatro Castro Alves, é um bom exemplo disso. O evento reuniu 13 atrações do Brasil, Itália, Gana, Senegal e Japão, com platéias lotadas. Os espetáculos repercurtiram na mídia internacional, como destaque no Le Monde e New York Times.
 

Pedra preciosa

Há dez anos a Copene patrocina concursos literários concebidos pela Academia de Letras da Bahia. O último deles teve como tema "Padre Vieira e a Bahia". O trabalho vencedor, do professor e historiador Magno Vilela, ganhou dez mil reais e foi publicado pela editora Relume Dumará. No certame de 1998, o prêmio será para "Romance histórico". O ganhador leva 15 mil reais e a publicação da obra.

"A Copene é, na Bahia, a empresa mais reconhecida pela atenção dada à área cultural, e especialmente pela qualidade dos produtos selecionados para o patrocínio", afirma José Cerqueira. "A imagem da organização é como uma pedra que sempre está sendo lapidada para ganhar mais brilho. E quando se fala em imagem fala-se de estratégia empresarial, que deve estabelecer uma ponte de diálogo com a comunidade." A empresa optou por reforçar esse diálogo pela via cultural, visto que matéria prima nessa área emerge naturalmente da vida e da história baianas. "O que fazemos é dar condição para um trabalho de garimpagem qualificado, disponibilizando recursos para obtermos as melhores jóias", diz Cerqueira.

 

Linha de produção

A terceira edição do Prêmio Copene de Cultura e Arte foi lançada em 15 de abril último, por meio de campanha publicitária na imprensa, para o patrocínio de dois CDs, três exposições de arte e a publicação de três autores inéditos. Saem também este ano os discos da cantora Guida Moira, do Grupo Janela Brasileira e da Banda Crac!, artistas selecionados pelo concurso no ano passado. Entre outras ações de 1998, destacam-se as seguintes:

Dom Quixote - Versão livre do texto de Miguel de Cervantes, sob a direção de Márcio Meirelles. Espetáculo teatral que marca a reinaguração Teatro Vila Velha, como 59 artistas em cena.

Mensageiro entre dois mundos - Documentário inspirado na obra do etnólogo e fotógrafo franco-baiano Pierre Verger. Dirigido por Lula Buarque de Holanda e produzido pela Conspiração Filmes, em parceria com canal GNT e Gegê Produções Artísticas. O ponto de partida do filme é uma entrevista concedida por Verger a Gilberto Gil, às vésperas do falecimento do do fotógrafo. Com 90 minutos de duração e patrocínio exclusivo da Copene.

A mãe - O fim condutor da história - Documentário sobre a trajetória de Lúcia Rocha, mãe Glauber e Anecy Rocha, dois importantes artistas baianos mortos em pleno vigor criativo. Com duração de 15 minutos, direção de Fernando Belens e Umbelino Brasil, com produção da Truq Cine.

Ederaldo Gentil - Um dos sambistas mais gravados da Bahia, Ederaldo Gentil será homenageado através em um CD com versões inéditas de seus sucessos, interpretadas por Luís Melodia, Lazzo, Jair Rodrigues, Jussara Silveira, Beth Carvalho, João Nogueira, Carlinhos Brown, Elza Soares e Novos Baianos.

Publicações Fundação Casa de Jorge Amado - Em janeiro foi lançado "Floriano Teixeira - Desenhos", a série Copene Desenhos. Em junho é a vez de uma nova edição abordando a obra de Mário Cravo. O próximo volume será sobre o trabalho de Calasans Neto. Está prevista ainda uma nova edição da série Ensaios, assinado por Antônio Risério.

Marketing esportivo - A partir de 1998 passa a investir em atletas baianos. Dois nadadores, Nayara Ledoux Ribeiro, 13 anos e Alex Becker, 16 serão patrocinados pela empresa. Nayara é campeã brasileira nas categorias 200, 400 e 800 metros livres. Alex é campeão brasileiro de 1500 metros.

 

[Biblioteca Comunicação Empresarial]
[Edição Atual da Revista Comunicação Empresarial]

 

Ícone Ícone Ícone
[Home-page] [Publicações] [Artigos]

Ícone
Envie sua mensagem para a ABERJE

 
Copyright © 1996, ABERJE.