Ano 7
Nº 24
3º Trimestre de 1997

 

[Home-page] [Publicações] [Artigos]

 

Celeiro de talentos

     

Rede Globo Nordeste e Universidade Federal de Pernambuco criam agência-escola para aprimorar a formação de novos publicitários.   

Na Uniglobo tem de tudo: atendimento, mídia, criação, arte e produção. Opera como uma agência de publicidade, mas ali quem usa e abusa da criatividade são profissionais do futuro: os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Iniciativa da Rede Globo Nordeste em convênio com a UFPE, essa fábrica de novos talentos funciona em Recife e comemora, em outubro, dois anos de atividades criando cases no mercado.

A Uniglobo foi escolhida para integrar o próximo Anuário Brasileiro de Mídia, da editora Meio&Mensagem, como um dos cinco melhores cases de marketing do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Participaram do júri representantes das vinte maiores agências do país, o que valorizou os trabalhos premiados. "A escolha desse case mostra uma ação de comunicação inteligente e produtiva no campo tão difícil e disputado como é a mídia", afirma Ricardo Natale, supervisor de anuários da Meio&Mensagem.

Motivos não faltam para comemorar os primeiros dois anos da agência-escola, que prepara universitários para a carreira e também torna possível o acesso dos pequenos anunciantes à propaganda. "A agência-escola permite a maior aproximação com a realidade do mercado, fazendo com que o aluno inicie sua atividade profissional ainda como estudante", diz a professora Tanúsia Vieira, coordenadora da Uniglobo. "Mais de 80% dos ex-integrantes da agência foram absorvidos pelo mercado", confirma Iuri Gomes, diretor de atendimento da Globo Nordeste.

É o caso de Alessandro Macedo, 26 anos. Um dos oito participantes da primeira turma – de outubro de 95 à abril de 96 –, ele saiu da Uniglobo diretamente para a agência Marta Lima Comunicação. "O estágio na agência-escola foi fundamental para minha qualificação profissional e para sentir o dia-a-dia da profissão que escolhi e hoje exerço", avalia Macedo. "O aprendizado prático complementou as teorias vistas em sala de aula." Já Renata Campelo, atualmente mídia da agência O&M, ressalta o incentivo da universidade e dos profissionais da Rede Globo. "Tive oportunidade de vivenciar as etapas de criação publicitária dentro do veículo de comunicação líder no mercado, com total apoio dos professores e profissionalismo dos diretores e funcionários da empresa", lembra.
    

Contato direto

Além de orientar estudantes, a Uniglobo é também responsável pela entrada, no mercado regional, de novos anunciantes de pequeno e médio porte de diversos segmentos. "A agência procura conscientizar os clientes da importância da comunicação sistemática com o público", explica o jornalista Paulo Jardel, diretor de comunicação da Globo Nordeste. Cada anunciante recebe da agência-escola um projeto de comunicação, que inclui uma orientação sobre sua relação com o mercado e indicações de estratégias de ação. "A Uniglobo não é uma house agency, tampouco concorre com empresas do mercado", diz Cléo Nicéas, diretor Regional da Globo Nordeste. "Isto porque conscientiza o anunciante que não usa agências da importância do trabalho técnico e profissional, que só poderá ser exercido por uma organização capacitada."

Os estagiários da Uniglobo são escolhidos a partir de testes aplicados em conjunto pela UFPE e Rede Globo Nordeste. Para participar é necessário o aluno estar cursando pelo menos o quinto período na universidade. Na primeira etapa, os candidatos fazem um teste de redação, quando são analisados o domínio da língua, o poder de síntese e o conhecimento da área a ser trabalhada. Depois são submetidos a um teste específico de criação publicitária.

A partir daí os alunos selecionados participam da última fase, já na Globo Nordeste, onde são entrevistados por profissionais do departamento comercial da emissora. "A cada semestre uma nova turma de oito alunos se integra à Uniglobo nas áreas de produção, atendimento, criação ou em mídia", explica a professora Tanúsia. Depois de aceitos, os universitários passam a ser avaliados mensalmente.

No atendimento, o estudante visita o cliente, levanta dados a respeito do anúncio, elabora o relatório de visitas e o briefing, que serão repassados ao profissional de mídia. Este recebe o material e realiza o plano de mídia a ser encaminhado para a criação, que desenvolve os temas e diretrizes da campanha, além de texto e arte.

Na seqüência, o atendimento volta ao cliente para a aprovação da proposta de campanha. Autorizado o projeto, é hora de a produção entrar em cena. Apesar de ter funções definidas, cada estudante participa de todas as etapas da criação publicitária. "Essa união é importante porque nos dá uma visão global da profissão" , diz Andréa Corradini, 20 anos, desde agosto na Uniglobo. "Na Uniglobo temos contato direto com as novas tendências e com o padrão de qualidade da empresa, que é um exemplo de mídia no país", afirma André Rodrigues, 28 anos.
    

Fórmula eficaz

Como complemento de suas atividades, periodicamente os alunos recebem um publicitário reconhecido no mercado, que visita a agência e conversa com os estudantes sobre o panorama atual e perspectivas da profissão. Atualmente atendendo dez contas – nos segmentos de serviço público (caso da UFPE e da Escola Técnica Federal), organizações não-governamentais, serviços e alimentação –, a Uniglobo é apontada como uma importante porta de entrada dos universitários no mercado. "O valor auferido com as campanhas é revertido para a própria Uniglobo", diz Tanúsia. A Globo Nordeste dá apoio à agência custeando equipamentos, material e a bolsa de cada um dos oitos estudantes, que corresponde 200 reais mensais, por quatro horas de expediente.

A Uniglobo é o resultado de uma fórmula que combina idéias de futuros profissionais, a capacitação de uma reconhecida instituição de ensino e o incentivo de quem tem tudo a ver com o mercado, como é o caso da Globo Nordeste.

 

[Biblioteca Comunicação Empresarial]
[Edição Atual da Revista Comunicação Empresarial]

 

Ícone Ícone Ícone
[Home-page] [Publicações] [Artigos]

Ícone
Envie sua mensagem para a ABERJE

 
Copyright © 1996, ABERJE.