Ação ABERJE

    

Dezembro de 1998
Mensagem de Fim de Ano

Prezado associado:

O ano de 1998 já é um marco histórico para a Comunicação Empresarial brasileira. A comunicação organizacional, frente a um ambiente político e econômico extremamente mutável e repleto de novos desafios, consolidou a sua dimensão estratégica junto à comunidade que a utiliza na gestão das empresas e instituições. O balanço do ano mostra que os mais importantes segmentos de nossa economia melhoraram a qualidade do seu relacionamento com os seus inúmeros públicos estratégicos. A comunicação com os trabalhadores, imprensa, comunidades, distribuidores, fornecedores, governos, entre outros, tornou-se menos mediática e mais substantiva. O processo de comunicação tornou-se o foco da ação dos emissores organizacionais e os fatos transformaram-se em reflexos pontuais de estratégias bem sucedidas. Por sua vez, o analfabetismo em comunicação - um anacronismo que infelizmente ainda assola parcela cada vez menor dos gestores - foi punido principalmente pelos consumidores e formadores de opinião brasileiros.

A comunidade da ABERJE teve um importante papel nesse momento de desafios. Dezenas de eventos reunindo associados de todas as regiões desse país continente promoveram a discussão e o aprimoramento dos mais diferentes aspectos da comunicação organizacional. A revista Comunicação Empresarial aprofundou o seu perfil de veículo conceitual de referência veiculando a opinião de especialistas nacionais e internacionais, e dando visibilidade à ação comunicativa das organizações. O nosso Conselho Superior de Comunicação Social deu a sua contribuição para a ampliação do universo teórico da Comunicação com os seus fóruns, esses reproduzidos na publicação especial Estudos Aberje, enviada a todos associados. A home-page Aberje On-Line deu agilidade e pro-atividade à atuação da associação, além de promover a integração instantânea dos nossos milhares de associados. O Prêmio Aberje, na sua vigésima-quarta versão, foi prestigiado por mais de 1000 trabalhos inscritos. Vale destacar também a parceria internacional da ABERJE com a APCE - Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa que resultou na criação da ACELP - Associação de Comunicação Empresarial de Língua Portuguesa.

Nada melhor que iniciarmos mais um ano levando para ele um cenário de esperança e de confiança de que os valores mais sagrados agregados à comunicação organizacional - transparência, credibilidade, modernidade e qualidade total - encontrarão um bom terreno para germinar e crescer. Um bom Natal e um generoso Ano Novo para toda família ABERJE.

Cordialmente,
  
Ruy Martins Altenfelder Silva
Presidente

            

[Biblioteca Ação Aberje]
     

Ícone Ícone
[Home-page] [Publicações]

Ícone
Envie sua mensagem para a ABERJE

 
Copyright © 1996, ABERJE.