Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Colunistas

Artigos discutem potencial de consumo, educomunicação, reputação e comunicação estratégica

29/05/2013

Vários temas circularam na seção de colunistas do portal Aberje nos últimos dias. Se você não leu, veja agora.

De forma geral, Índices de Potencial de Consumo (IPC) são indicadores que calculam para uma unidade geográfica (por exemplo, um município) a participação percentual no potencial total de consumo do país. Costumam definir, também, o potencial de consumo por categoria de produto.A metodologia utilizada reúne levantamento, cruzamento e análise de dados secundários para elaboração de um modelo estatístico, com recurso a análises de regressão e/ou variância, que indique o potencial de consumo geral eespecífico para uma categoria. Este é o tema de “Imagem, Classe Social e Renda no Potencial de Consumo”, proposto por Cristina Panella. Ela é Doutora em Sociologia com ênfase em Comunicação pela E.H.E.S.S. – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Mestre em Antropologia Social e Cultural pela Sorbonne (Université René Descartes – Paris V) e Mestre em Formação à Pesquisa em Ciências Sociais também pela E.H.E.S.S. Dirige atualmente a Cristina Panella Planejamento e Pesquisa.

Fábio Betti Salgado, sócio-fundador da Salgado & Serapicos, iniciou na área de comunicação em 1988 na Johnson & Johnson e, depois, especializou-se em comunicação interna na Dow Química. Como um dos sócios da Novacia, realizou projetos de comunicação integrada para empresas como Avon, Unibanco, ABN AMRO Bank, Sodexo, Martin-Brower, Clariant, entre outras. Nos últimos três anos, tem atuado como consultor em processos de transformação cultural, tendo como principal abordagem a cultura de diálogo. Graduado em Jornalismo (PUC-SP), tem pós-graduação em Comunicação Empresarial (ESPM). Ele escreveu “10 erros críticos para a Comunicação Estratégica”, onde elenca erros para inspirar o trabalho dos comunicadores. Os tópicos foram estruturados por vários comunicadores de grandes organizações. E já anuncia: em breve, haverá uma coleta de insights pelas redes sociais e pelo site da Aberje convidando todos os associados a colaborar na elaboração de um artigo que irá abordar os 10 acertos da Comunicação.

Em “Reputação nas mãos dos stakeholders”, o recente protesto na web contra a Abercrombie& Fitch, uma marca americana de roupas, é retomado para falar na Era da Reputação. A contribuição é de Tatiana Maia Lins, fundadora da Makemake, empresa carioca com foco em Reputação Corporativa, Planejamento Estratégico de Comunicação, Edição de Conteúdo, Elaboração de Projetos Culturais e Sustentabilidade. A partir do conceito de que a reputação das marcas é formada pela percepção que seus diversos stakeholders têm acerca dela, ao longo do tempo, ela lista algumas reflexões.

A desvalorização do homem com aumento da valorização das mercadorias e a constatação da finitude de recursos forçaram uma ampla reflexão. Como não dá pra rever o tempo, fica evidente a necessidade de correr atrás do prejuízo e revisar convicções e práticas equivocadas. A importância de equilíbrio entre pretensões futuras e os traçados do passado fica mais clara (e daí deriva toda a preocupação sob o nome de “sustentabilidade” e também uma verdadeira “moda da memória”, com toda a sorte de influências: moda de brechó, arquitetura retrô, regravações de discos, refilmagem de películas, reedição de clássicos literários, edição de peças históricas, construção de museus). A partir daí, o autor Rodrigo Cogo elabora as “Relações entre storytelling e educomunicação”. Ele é Relações Públicas pelo Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria , especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e RP e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua como professor de cursos livres e do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial da Aberje, onde é Gerente de Conteúdo.

2221

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090