Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Revista MSG

Aberje lança o sexto número da Revista MSG

15/01/2011

A Aberje lança o sexto número da revista MSG de Comunicação e Cultura. O diretor-geral da entidade, Paulo Nassar, e o diretor da editora, Miguel de Almeida, assinam o editorial “De volta ao futuro”, onde apontam que o que parecia obra de ficção científica, saída de cabeças geniais como Arthur Clarke (previu satélites) ou Robert Heinlein (precursor de uma ficção científica social), transformou-se numa realidade palpável, com consequências imediatas no mundo cotidiano. O tema central da edição é “Sociedade Controlada”, a partir de constatações como a existência de câmeras que tudo vêem e dados cruzados determinando padrões de consumo, e mesmo nas ocorrências a partir do site WikiLeaks – organização sem fins lucrativos, especializada na divulgação de documentos secretos produzidos pelos governos.

 


O tema é abordado por pesquisadores como Lucia Santaella, doutora em Teoria Literária e professora-titular no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Franklin Leopoldo e Silva, professor aposentado do Departamento de Filosofia da USP; Roberto Romano, professor de Ética e Filosofia na Universidade Estadual de Campinas. A edição conta ainda com um texto especial de Túlio Vianna, professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, com o título “Só ria, você está sendo filmado” – tema de palestra proferida em encontro do Conselho Consultivo da Aberje em novembro de 2010.

A maioria dos textos analisa a sociedade emaranhada em teias tecidas pelas novas tecnologias, criadas em princípio para tornar a vida profissional e pessoal mais célere, mas de repente postas a serviço de um aparelho sem controle e invisível.

A revista, que chega às bancas com 76 páginas, pode ser adquirida nas unidades da Livraria da Vila, Livraria Cultura, FNAC, entre outras. Werner Schulz é o diretor de arte e projeto gráfico, com Thais Terra na diagramação e Adriana Vichi como editora de fotografia. Júlio Caldeira é o repórter, em revisão de Gilberto Gasparetto. Mais informações podem ser obtidas com o gerente de Relações Públicas da Aberje e produtor executivo do projeto, Mateus Furlanetto, pelo mateus@aberje.com.br ou no 11-3662-3990.

2588

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090