Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Revista MSG

Aberje e Lazuli lançam o terceiro número da Revista MSG

10/11/2009

A Aberje lança, em parceria com a Lazuli, o terceiro número da revista MSG de Comunicação e Cultura. O diretor-geral da entidade, Paulo Nassar, e o diretor da editora, Miguel de Almeida, assinam o editorial “O Pós-Humano, esse desconhecido”, onde apontam o tema principal, voltado para as fronteiras do comportamento e da cybercultura e para a discussão das conseqüências das transformações tecnológicas e sua variedade de instrumentos sobre o cotidiano das pessoas, um “mundo maravilhoso da criação (que) agora possui reflexos na concretude da vida diária e nas interrelações pessoais e nas empresas”. Para eles, o período chamado pós-humano, com o transbordamento da Inteligência artificial para o cotidiano social, provoca questionamentos dentro da ética e da filosofia.

O tema é abordado por pesquisadores como a doutora em Teoria Literária e professora no programa de pós-graduação da PUC/SP Lucia Santaella; pelo professor do Departamento de Filosofia da USP Franklin Leopoldo e Silva; pela doutora em Ciências da Comunicação e coordenadora do Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM Rose Rocha; bem como pelo professor do Departamento de Filosofia da Unicamp Oswaldo Giacoia Jr e pelo professor da ECA/USP e coordenador do Centro de Pesquisa de Opinião Pública em Contextos Digitais/ATOPOS da USP Massimo Di Felice. A edição conta ainda com um texto especial, produzido a partir do Ciclo Era Digital organizado no início de setembro de 2009 na capital paulista, com a presença do sociólogo canadense Derrick de Kerckhove. Ele escreve sobre a construção do humano e os desdobramentos ocorridos na era do cyberespaço.

Já o consultor e especialista em comunicação empresarial Roberto Castro Neves e a psicanalista Fani Hisgail exploram o delicado terreno das diferenças, respectivamente com os textos “Ocultação de Cadáver: a missão” e “Bullying: o idêntico faz a diferença”. Na seção Diretório Cultural, a revista se mostra multitemática: passa pela análise do trabalho à distância, com o articulista da Revista Veja Roberto de Toledo, segue pela cautela na adoção de tecnologias do articulista do Jornal Folha de S.Paulo Clóvis Rossi,  além de abranger texto da colunista do site iG Lu Lacerda sobre a “profissão blogueira” e depoimento do colunista da Folha Maria Inês Dolci sobre suas experiências num blog como difusor de informações.

A editora Olhar traz, nesta oportunidade, um panorama ilustrado da obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha  - que, no papel, em maquetes ou concluídas e entregues à cidade, sugerem espaços de arrojada harmonia urbanística, como a Capela de São Pedro em Campos do Jordão/SP, o Ginásio coberto do Clube Atlético Paulistano em São Paulo/SP, o cais das Artes em Vitória/ES e o Museu dos Coches em Lisboa/Portugal. O encerramento vem com a seção Marcas, onde a caneta BIC é esmiuçada em suas estratégias de marketing e de posicionamento. Aparecem o “Garoto BIC” de 1966, os anúncios franceses entre 1952 e 1965, o slogan “É assim que se escreve” de 1989 até chegar na BicMini de 2009.

A revista, que chega às bancas com 76 páginas, pode ser adquirida nas unidades da Livraria da Vila, Livraria Cultura, FNAC, entre outras. A Aberje atualmente reúne as Associações Brasileiras de Comunicação Empresarial, Branding e Comunicação Organizacional, e há 42 anos trabalha pela integração entre a pesquisa e a teoria da Comunicação Organizacional e mostra sua transversalidade com diversos projetos em andamento de articulação e desenvolvimento do setor.   Mais informações podem ser obtidas com o gerente de Relações Públicas da Aberje e produtor executivo do projeto, Mateus Furlanetto, pelo mateus@aberje.com.br ou no 11-3662-3990.

 

 

2893

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090