Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Sustentabilidade

GE supera desafios e coloca solução de tratamento de água no Alasca

21/05/2015

A GE instalou um sistema móvel de filtração por osmose reversa (OR) para a unidade termelétrica movida a carvão operada pela Golden Valley Electric Association (GVEA) em Healy, no Alasca. O sistema da GE suprirá a unidade com água tratada durante uma parada planejada, motivada pela necessidade de aprimorar o sistema de tratamento de água e controle ambiental da planta e para facilitar o início da operação da unidade 2 da termelétrica. Uma vez que a nova unidade estiver operando, todo o complexo gerará 80 megawatts de energia.

Em operação desde março, o sistema móvel de filtração fornecido pela GE funcionará por aproximadamente 90 dias, durante o período em que o trabalho na planta estiver em andamento.
“O acesso à água tratada em Healy é um passo crucial para suportar os investimentos que estão sendo realizados para aprimorar nosso sistema de controle ambiental e para substituir equipamentos antigos, o que impactará na operação bem-sucedida da planta no próximo verão”, explica  Lynn Thompson, vice-presidente de suprimento energético da GVEA. “Este é um projeto importante e multimilionário, sendo a GE um parceiro estratégico para cumprir o cronograma de manutenção pré-estabelecido”.

A termelétrica de Healy está localizada no interior do Alasca – distante aproximadamente 480 Km ao sul do círculo polar ártico -, em uma área conhecida pelo clima severo e por seu difícil acesso. “Estamos satisfeitos que a GVEA tenha escolhido o sistema de tratamento móvel da GE, que irá suprir a quantidade de água tratada necessária para a operação da planta durante o período de parada planejada para upgrade dos sistemas em operação”, comenta Yuvbir Singh, diretor geral global da divisão de Water & Process Technologies da GE. “Este projeto no interior do Alasca reitera a capacidade da GE de entregar soluções emergenciais para geração de energia e tratamento de água mesmo nas regiões mais remotas do mundo”.

O sistema móvel de tratamento de água é composto por um contêiner equipado com filtros e uma unidade de osmose reversa com capacidade de tratar 6,3 litros de água por segundo. Após o tratamento por OR, a água passará por polimento em vasos de troca iônica, para que então seja utilizada nas caldeiras instaladas na usina. Para minimizar a regeneração dos leitos de troca iônica, o sistema de OR fornecido pela GE foi aprimorado para incluir um sistema interno de reuso de água.
 

Similaridades no mercado brasileiro
No Brasil, a solução móvel de tratamento de água da GE está em operação principalmente em indústrias química e de papel e celulose, porém, segundo Max Santavicca, diretor comercial da divisão de Water & Process Technologies da GE para a América Latina, há também outros nichos de mercado sendo explorados e nos quais a empresa vem investindo.

“Tecnologias móveis de tratamento de água são bastante interessantes para atender demandas sazonais. Por exemplo, em cidades turísticas que apresentam flutuações no número de habitantes de acordo com a época do ano, a solução da GE pode ser contratada para produzir água potável e ajudar a suprir a demanda excedente”, exemplifica o executivo.

Outro nicho que se destaca no Brasil são plantas termelétricas, que estão operando em modelo full-time desde o agravamento da situação do nível dos reservatórios das hidrelétricas. “Com a falta de chuvas, muitas termelétricas foram reativadas ou estão operando full-time sem serem dimensionadas para tal, havendo uma demanda por tecnologias de tratamento de água durante este período. Os sistemas móveis da GE atendem perfeitamente esta demanda temporária”, comenta Santavicca, relacionando o momento de escassez com a maior demanda pela solução móvel de tratamento oferecida pela GE. “Nesse cenário, nossa solução passa a ser demandada em caráter emergencial, sendo fundamental para garantir a plena operação da planta, ou como back-up, operando enquanto os equipamentos instalados na indústria são redimensionados a fim de atender a condições de tratamento mais desafiadoras”, explica.

No Brasil, a divisão de Water & Process Technologies da GE possui uma fábrica em Sorocaba, em São Paulo. Na unidade são produzidos os contêineres onde são embarcadas as soluções de tratamento móvel da GE, assim como sua manutenção e gestão. Além dos equipamentos produzidos localmente, a empresa também conta com o suporte da sua unidade dos Estados Unidos para atender à demanda adicional no mercado interno.

1753

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090