A Fundação Volkswagen faz parceria com MEC (Ministério da Educação) para promover a 7ª edição do "Prêmio Professores do Brasil", cuja cerimônia de entrega será nesta quinta-feira (12/12), às 10h, no Teatro Brasil 21, em Brasília (DF). A premiação é uma iniciativa do MEC que tem como objetivo reconhecer professores das redes públicas de ensino pela contribuição com a melhoria da qualidade da educação básica; o concurso seleciona e premia as 40 melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por docentes. Em 2013, o prêmio teve o número recorde de 3.221 projetos inscritos, se tornando o maior evento de premiação de docentes do País.
“A Fundação Volkswagen é uma das apoiadoras do Prêmio Professores do Brasil porque reconhece a importância da educação para o futuro do País. Reconhecer aquele que ensina uma boa prática é amplificar a voz do conhecimento significativo, difundindo, entre os outros que também ensinam, possibilidades inovadoras para transformações positivas, rumo à educação pública de qualidade que desejamos. Ao reconhecer a dedicação e a criatividade dos professores, o prêmio também motiva a classe e evidencia, em nível nacional, a relevância desses profissionais”, afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.
O “7º Prêmio Professores do Brasil” também dá visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas por professores da rede pública ou de instituições conveniadas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.
A premiação se divide em duas categorias. A categoria “Temas Livres” contemplará 20 professores, sendo cinco de cada uma das subcategorias (Educação Infantil, Séries/anos iniciais do Ensino Fundamental; Séries/anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). Os outros 20 premiados se enquadrarão na categoria “Temas Específicos”, sendo cinco de cada uma das subcategorias (“Educação Integral e Integrada”, “Ciências para os anos iniciais”, “Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental” e “Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo”). Os premiados receberão troféus, certificados e valor em dinheiro; nesta edição os oito professores de maior destaque, entre os 40 vencedores, receberão ainda prêmios adicionais.
Todos os professores selecionados também foram convidados a produzir um vídeo sobre suas iniciativas. Os conteúdos audiovisuais, postados no YouTube, passaram por votação popular e o melhor projeto receberá uma premiação extra. Os educadores ainda participam do “Seminário Prêmio Professores do Brasil”, que viabiliza a troca de experiências.
O “Prêmio Professores do Brasil” tem apoio do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (CONSED), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Associação Brasileira de Editoras de Livros Escolares (Abrelivros), Fundação Volkswagen, Fundação SM e Instituto Votorantim.
Sobre a Fundação Volkswagen
A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, completou 34 anos em novembro, oferecendo projetos com foco em Educação e no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda. Entre os destaques do trabalho da Fundação Volkswagen em 2013 está o atendimento inédito a quatro novos Estados brasileiros (Alagoas, Espírito Santo, Pará e Piauí), por meio dos projetos educacionais “Aceleração da Aprendizagem”, “Brincar”, “Entre na Roda” e “Jogo da Vida em Trânsito”. Outro momento marcante, neste ano, foi o lançamento, em setembro, do inovador ambiente virtual de aprendizagem “Plataforma do Letramento”.
Por meio de seus projetos educacionais, a Fundação Volkswagen já beneficiou, na última década, 1.325.224 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 17.643 educadores da rede pública de ensino de 386 cidades, em 11 Estados brasileiros, com investimentos de R$ 87 milhões. Neste período, 1.976 escolas e instituições foram beneficiadas. Os projetos de Educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar. Em 2013, estão sendo atendidos 3.776 professores e educadores, beneficiando 67.224 mil alunos de escolas públicas, em 88 municípios, de 9 Estados.
A estratégia de atuação da Fundação Volkswagen baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais - ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.
Serviço:
Cerimônia de entrega do “7º Prêmio Professores do Brasil”
Data: Quinta-feira (12 de dezembro), às 10h
Local: Teatro Brasil 21 (SHS Quadra 6, Lote 1, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul), Brasília (DF)
Entrada: Restrita a convidados (professores, parlamentares, dirigentes de ensino e de entidades representativas da área de Educação).
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090