Os sonhos de 850 jovens começam a se tornar realidade esta semana com o início da terceira edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA). Serão dois anos de preparação para o mercado de trabalho e a garantia de conquista do primeiro emprego. O Programa Jovem Aprendiz oferece carteira assinada, jornada de trabalho diária máxima de quatro horas, salário mínimo integral, ticket refeição, 13º salário, férias, vale transporte, FGTS e assistência previdenciária.
Nesta segunda-feira (18), os integrantes do Jovem Aprendiz e seus familiares participaram da cerimônia de abertura do programa, no Centro de Convenções de Macaé. Na terceira edição do PPJA, as vagas estão distribuídas para moradores de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu (no distrito de Barra de São João), Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Representando a Petrobras, o gerente de Comunicação e Segurança de Informações, Vaney Cunha, ressaltou a importância da parceria para o sucesso do programa. “Estamos iniciando aqui um processo para construir o futuro de cada um dos 850 jovens aprovados para o Jovem Aprendiz. E não se constrói o futuro sem parceria. A Petrobras tem orgulho de participar de um programa que ajuda a transformar vidas”, afirmou.
A presidente da Fundação CR3, que vai administrar o Programa, Josenilda Gomes de Lima lembrou que tem pela frente o desafio de fazer com que a grande maioria dos 850 jovens concluam o curso já com as portas do mercado de trabalho abertas. “Serão dois anos de amizades, parcerias e de muito aprendizado. Nossa meta é ajudar a todos os alunos a mudarem a sua realidade social”, disse.
Moradora do bairro Lagomar, em Macaé, Paloma Daudt, 17 anos, está animada com o início do Programa. “Escolhi o curso de auxiliar administrativo, que pode me abrir diferentes opções de trabalho no futuro”,disse a adolescente, sob os olhos orgulhosos da mãe, a balconista Regina Daudt. O curso de auxiliar administrativo também foi o escolhido por Luane Machado Pereira, de 21 anos, e Juliana da Costa Gomes, de 18, ambas moradoras de São Francisco do Itabapoana. Pelos próximos dois anos, elas vão viajar todos os dias cerca de uma hora até Campos, onde farão o curso. “Tenho certeza que vai valer a pena. É o meu futuro que está em jogo”, disse Juliana.
No próximo dia 25, os jovens começam o curso de Formação Básica, a primeira das três etapas do programa. Serão seis meses de aulas, com conteúdo que vai de linguagens e tecnologias, passando por ética, cidadania, prevenção ao uso de drogas e introdução às profissões industriais. As aulas serão ministradas em dois polos da região: Macaé e Campos.
A segunda fase é dedicada à qualificação profissional, com período que pode variar entre nove e doze meses, de acordo com a carga horária de cada um dos cursos (caldeireiro, auxiliar em logística, eletricista em manutenção industrial, encanador industrial, mecânico de manutenção, soldador de tubulação, torneiro mecânico, operador de processo produtivo, mecânico de usinagem e instrumentista). A última etapa é a vivência profissional. Os jovens são acolhidos pelas empresas parceiras da Petrobras, por seis meses, a fim de desenvolver as habilidades aprendidas durante a capacitação nos cursos.
O Programa Petrobras Jovem Aprendiz foi criado para garantir o atendimento à Lei 10.097/2000, que prevê a contratação do menor aprendiz por dois anos, em empresas com mais de 100 funcionários. O objetivo é beneficiar o jovem que vive em situação de vulnerabilidade social, com a sua inserção no mercado de trabalho e sua inclusão social, além do desenvolvimento humano e do resgate da cidadania.
1002 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090