A MAN Latin America, junto com as sete empresas parceiras na fabricação dos veículos comerciais MAN e Volkswagen, já capacitou mais de 200 pessoas com o Formare, projeto destinado a desenvolver a potencialidade de jovens de população de baixa renda para integrá-los como cidadãos e profissionais. Nas instalações da montadora em Resende, eles fazem curso de montagem de mecânica de produto com aulas ministradas por quase 130 professores voluntários e podem ter uma oportunidade de trabalho.
Presente em todo o Brasil, o Formare já completa 25 anos, tendo 15 mil alunos formados até o fim de 2013. Numa iniciativa idealizada pela Fundação Iochpe, hoje são ao todo 80 escolas mantidas pela iniciativa privada no modelo de franquia social. Na região Sul Fluminense, a MAN Latin America e o Consórcio Modular foram pioneiros ao oferecer à comunidade essa oportunidade de qualificação profissional.
O projeto começou em 1988 nas fábricas do Grupo Iochpe em Canoas (RS) e São Bernardo do Campo (SP). Ao longo dos anos o projeto foi ampliado e aperfeiçoado e em 2001 a Fundação Iochpe optou pelo sistema de franquia social, possibilitando que outras empresas pudessem adotar o Formare para a qualificação de jovens moradores das redondezas onde essas empresas atuam.
Referência de sucesso em aproveitamento
Após um ano de curso, 99% desses jovens foram contratados no Consórcio Modular, tendo alguns deles superado as expectativas e conquistado importantes posições. Outra tendência positiva é a de busca por mais qualificação. Com o término do curso, cada vez mais alunos conseguem ingressar em uma faculdade ou escola técnica. A empresa tem parceria com universidades da região para oferta de bolsas de estudo aos alunos após a conclusão do curso na fábrica, além de descontos em escolas de idiomas.
Na fábrica, durante o período do Formare, os jovens têm aulas teóricas e práticas de segunda a sexta-feira, ministradas por colaboradores voluntários. O curso é aprovado e certificado pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, são 31 disciplinas, divididas por 704 horas de aulas teóricas e 110 horas de prática, além da apresentação de um projeto final.
827
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090