Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Responsabilidade Social

Walmart Brasil apoia iniciativas com foco no empoderamento econômico da mulher

09/09/2013

A valorização das mulheres é um aspecto primordial dentro da estratégia global do Walmart. Estudos comprovam que as companhias que contam com um maior número de mulheres (equilíbrio de gênero) em posição de liderança apresentam melhores resultados e performance financeira.  Além disso, a maior parte dos clientes da companhia é formada por mulheres, tendo em vista que 80% das decisões de compra estão em suas mãos. No campo profissional, grande parte do público feminino ainda não faz parte do mercado formal de trabalho. Por reconhecer e acreditar que as empresas do futuro serão aquelas que conseguirem atrair e reter essa mão de obra feminina, a empresa anunciou em 2011 sua Iniciativa Global pelo Empoderamento Econômico da Mulher. A iniciativa estabelece metas claras em diferentes frentes de trabalho, como empoderamento das mulheres no campo e nas fábricas e aumento de diversidade de gênero entre seus maiores fornecedores.

Para cumprir as metas e compromissos da iniciativa, cada país estabelece seus próprios programas e ações. No Brasil, desde 2011 estão sendo contratadas mulheres pedreiras para a construção de novas lojas, proporcionando mais oportunidades de trabalho. Mais de 100 mulheres foram contratadas para a construção de diferentes lojas, como o SAM’s Club de São Bernardo do Campo (SP), o BIG em Bagé (RS), o Maxxi de Presidente Prudente (SP) e o Walmart em Volta Redonda (RJ).

Outra frente de atuação nesse tema é o Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, denominado Movimento Mulher 360, que conta com aproximadamente 40 empresas signatárias. A iniciativa, idealizada pelo Walmart, tem o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, envolve empresas com grande representatividade em seus setores de atuação, bem como com o apoio de organizações do terceiro setor e academia. Estruturado em quatro pilares de atuação, o movimento está alinhado aos Princípios de Empoderamento das Mulheres defendidos pela ONU Mulheres. O programa completou seu primeiro ano em 2012, aniversário marcado por um evento de celebração e prestação de contas em dezembro. Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas promovidas no ano, consolidadas em um material disponível no site www.movimentomulher360.com.br. O movimento foi ainda reconhecido pelo Women’s Empowerment Corporate Leadership Awards, da revista inglesa The New Economy, além de outras iniciativas do Walmart em relação ao desenvolvimento econômico da mulher.

O Walmart ainda participa da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade, lançada em 2011 pelo Ministério do Meio Ambiente, que reúne mulheres líderes de empresas públicas e privadas, organizações governamentais, não governamentais e multilaterais para debater e propor ações relacionadas à incorporação da sustentabilidade no centro dos negócios, ao incentivo ao empreendedorismo verde e às mudanças nos padrões de consumo e produção.

 

Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

Neste ano, o Walmart Brasil recebeu o Selo Pró-equidade de Gênero e Raça da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, órgão do Governo Federal. Trata-se de um atributo que distingue a empresa como instituição comprometida com o combate à discriminação e a promoção da igualdade entre raças e entre homens e mulheres no mundo do trabalho. “Para o Walmart Brasil, a conquista deste selo é o reconhecimento de um trabalho contínuo que vem sendo feito para manter o ambiente de trabalho inclusivo, contribuindo para valorizar a diversidade, um dos valores da companhia”, comemora Esther Andrade do Bomfim Martinez, diretora de Capital Humano do Walmart Brasil.

As empresas foram avaliadas pelo seu plano de ação. Entre as metas do Walmart estão: garantir a participação de mulheres nos processos seletivos para cargos de liderança nas lojas, Clubes e Centro de Distribuição; aumentar em 10% o número de mulheres em posição de liderança nas unidades; Implantação do Programa 100 Mulheres na Liderança nas lojas, Clubes e Centros de Distribuição; acréscimo de 100 mulheres ocupando posição de liderança; Identificação e implantação da melhor prática para o processo declaratório de raça; ter dados que garantam ações de etnia nos processos de recrutamento e seleção, capacitação e treinamento, ascensão funcional etc.

No Brasil, as mulheres representam mais da metade (52,6%) da População Economicamente Ativa (PEA). Entretanto, no setor público ou privado, ocupam principalmente a base da pirâmide ocupacional, em cargos de menor qualificação e remuneração. Não bastasse isso, o rendimento médio das mulheres corresponde a apenas 65,6% do rendimento dos homens. (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2006/IBGE). Os números do Walmart são superiores: 54% do total de funcionários são mulheres e 35% do total dos cargos de liderança são ocupados por ela.

 

Sobre o Walmart

O Walmart Brasil opera hoje com 557 unidades e 81,5mil funcionários em 18 estados brasileiros (+ Distrito Federal). São 9 bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia). O faturamento da empresa no Brasil em 2012 foi de R$ 25,9 bilhões em 2012, o que representa 10,7% de crescimento em relação ao ano anterior.


1253

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */