Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Responsabilidade Social

Kinross divulga projetos contemplados pelo Programa Integrar

01/08/2013

A Kinross Paracatu, por meio do Programa Integrar, anunciou os resultados do processo da seleção pública de projetos sociais a serem beneficiados no ciclo de 2013-2014, do Eixo Geração de Trabalho e Renda. Foram aprovadas seis propostas que irão se transformar, com o apoio da empresa, em projetos de geração de trabalho em renda na cidade de Paracatu, conforme previsto no edital. Além de gerar renda, em caráter complementar ou principal, as iniciativas aprovadas serão estimuladas a criar estratégias de sustentabilidade para os próximos anos.

“O apoio da Kinross visa fortalecer o vínculo entre a empresa e a comunidade onde atua com base nas relações de parceria, contribuindo para o desenvolvimento sustentável local e para que os públicos beneficiados ampliem o seu protagonismo na construção da cidadania, na geração de renda e qualidade de vida”, afirma Gilcélia Cosenza, analista de Relacionamento com Comunidade da Kinross.


Conheça os projetos que receberão apoio da Kinross:

Proposta: Crescimento e aprimoramento do trabalho ecológico, social e ético para ampliar a atuação no município

Proponente: Cooperativa dos Catadores e Recicladores do Noroeste de Minas

A proposta pretende ampliar a área de atuação da Coopercicla. Com novas aquisições de equipamentos, a cooperativa terá a possibilidade de avançar na reciclagem de alguns materiais, e, principalmente, aumentar e agilizar o volume de material hoje produzido por meio da utilização de maquinário especializado, como fragmentadora de papel e empilhadeira.  Serão beneficiados 23 associados e a proposta prevê integração de novos beneficiários.

 

Proposta: Plantando o Amanhã

Proponente: Associação do Projeto de Assentamento Tiro e Queda

A proposta do PA Tiro e Queda prevê a adequação da fabriqueta de biscoitos e pães e melhoria das hortas familiares no assentamento. As mulheres já trabalham na produção de pães e biscoitos, mas o desenvolvimento do projeto deverá profissionalizar a produção, com a adequação da cozinha às regras da vigilância sanitária. As hortas deverão receber incrementos para a melhoria e aumento da produção. Está previsto o envolvimento de 45 beneficiários.

 

Proposta: Revitalização da Fábrica de biscoito e doces caseiros de São Domingos

Proponente: Associação Comunitária para o Desenvolvimento de São Domingos

A comunidade de São Domingos pretende revitalizar sua fábrica de biscoitos e doces caseiros, com a adequação e reforma das instalações e a capacitação de 20 pessoas, entre mulheres e jovens, para trabalhar na produção de receitas tradicionais da comunidade.

 

Proposta: Conclusão da agroindústria comunitária

Proponente: Associação do Projeto de Assentamento Santa Rosa

A atividade principal prevista na proposta do assentamento Santa Rosa é a fabricação de polpas de frutas. Com a reforma e a aquisição de equipamentos para a cozinha comunitária, o PA Santa Rosa pretende criar condições para que os jovens permaneçam na área rural, com novas possibilidades de trabalho e geração de renda. Serão beneficiados até 25 pessoas de início com potencial de crescimento.

 

Proposta: Produção de mudas (espécies nativas, frutíferas e hortaliças)

Proponente: Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Nova Lagoa Rica – Appronlar

Com o objetivo de recompor áreas de reserva legal e preservação permanente e encontrar formas sustentáveis de geração de renda, o PA Nova Lagoa Rica pretende produzir mudas de espécies nativas e frutíferas. O projeto irá instalar o viveiro comunitário e o trabalho deverá ser também um laboratório de educação ambiental para alunos e professores. As 111 famílias assentadas deverão ser beneficiadas.

 

Proposta: Atitude Sustentável Construindo Homens Novos

Proponente: Associação de Assistência a Toxicômanos e Alcoólatras - Grupo Luz e Vida de Paracatu

Com o objetivo de proporcionar oportunidades de reinserção socioprodutiva aos internos da fazenda de recuperação Grupo Luz e Vida, a proposta tem como foco a implantação de oficinas de formação permanente e a oferta de cursos de capacitação profissional para pessoas que se encontram em tratamento de recuperação de dependência química e alcoólatra na instituição. A capacitação atenderá cerca de 100 dependentes químicos e alcóolatras.

 

Programa Integrar:

A Kinross Paracatu criou em 2011 o Programa Integrar, em um processo que vem consolidando a implementação de sua política de investimento social privado, focado nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda. O objetivo é desenvolver, por meio de parcerias, projetos que visam estimular resultados transformadores, gerar valor compartilhado aos envolvidos e fortalecer políticas públicas já existentes no município. Com essa proposta, a Kinross busca construir, junto com a sociedade local, iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de Paracatu, reforçando seu compromisso com a cidadania corporativa exemplar e reafirmando a crença na união de esforços como meio efetivo de transformação social.

O Seminário de Parcerias abriga projetos de geração de trabalho e renda e apresenta avanços e novidades importantes no ciclo 2013/2014. Cinco iniciativas ligadas ao artesanato e à gastronomia para geração de renda, assim como à formação profissionalizante para inserção no mercado de trabalho, estão dando continuidade a seus trabalhos. Apoiadas no Edital anterior, as organizações tiveram a oportunidade de renovação de apoio para aprimoramentos num ciclo de mais dois anos (2013-2014), após a avaliação de resultados realizada em 2012. Projetos de continuidade e os seis novos projetos ingressantes no edital terão capacitações nas áreas técnicas e de gestão e também acompanhamento e avaliação de resultados. 

O Programa Integrar baseou-se nos estudos do Plano Paracatu 2030 e em indicadores sociais locais críticos que apontaram oportunidades de mudança. Para garantir ampla atuação e abrangência, o programa é constituído de projetos diversificados, em ações que se complementam, tendo como diferencial a definição de indicadores de desempenho e metas para o monitoramento sistemático dos resultados.


1093

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */